quarta-feira, 26 de outubro de 2016

10 QUESTÕES SOBRE A PASSAGEM POR UMA PORTA SANTA


1. O que é uma Porta Santa?

Uma porta representa, de certa forma, um 'símbolo humano', presente em todas as culturas. Com efeito, um homem possui duas atitudes básicas em relação a uma porta: entrar e sair por ela. No caso de uma Porta Santa também se entra e se sai por ela, mas há um elemento adicional muito importante nesta passagem: são derramadas abundantes bênçãos e graças especiais quando por ela passamos. Em um Jubileu, a Porta Santa serve para indicar aos fieis que o ato de passar pela porta da igreja significa uma atitude de recolhimento, de agradecimento, de pedir perdão ou de suplicar novas graças, ou seja, de se ter a certeza de que vamos receber neste ato uma bênção muito especial.

2. O que significa passar pela Porta Santa?

Cada vez que cruzamos uma Porta Santa, ganhamos uma graça especial e essa é a indulgência plenária. Esta passagem é sinal de uma renovação e de uma atitude de conversão e arrependimento. A passagem pela Porta Santa significa expressar todos os bons propósitos renovados que um cristão se propõe para mudar de vida. Cristo chamou a si mesmo de 'Porta', como expressão de salvação, segurança, acolhida e paz. Todas estas são as condições para se adentrar ao redil de Cristo por uma porta plena da liberdade de se entrar e sair dela quando se quiser.

 3. Por que a Porta Santa é aberta apenas em um Jubileu?

Deus está sempre propício a nos conceder as suas bênçãos e suas graças. Mas existe um tempo, chamado de 'kairos' no Novo Testamento, em que Deus tende a se tornar mais propício a nos cumular com as suas graças e atender especialmente os nossos pedidos. Este tempo especial encontra-se exatamente no tempo de um Jubileu, ou seja, neste ano do perdão, neste Ano da Misericórdia. 

4. A Porta Santa é um chamado para que as pessoas se aproximem de Deus?

Passar pela Porta Santa é adentrar na própria graça de Deus, na própria misericórdia de Deus. É, pois, um chamado a tantos cristãos tíbios ou indiferentes em sua fé a se colocarem por inteiro na presença de Deus e, numa súplica de perdão e arrependimento, voltarem à Igreja e alcançarem os frutos da misericórdia divina. Uma vez arrependido e confessado dos seus pecados, ao passar pela Porta Santa , o cristão é perdoado na misericórdia de Deus e obtém, assim uma indulgência plenária.

5. Como um cristão deve passar por uma Porta Santa?

Não se trata de uma mera passagem pela Porta Santa. Fazer uma entrada e uma saída protocolares, fazendo-se um sinal da cruz ou uma mera oração formal. É preciso mais. A passagem efetiva, sinal de transformação da pessoa que a fez, não ocorre por um passe de mágica ou automaticamente. É preciso fazê-lo com um verdadeiro espírito de arrependimento, de conversão e de plena confiança no perdão e na misericórdia de Deus.

6. Por que é importante esta indulgência plenária?

A indulgência plenária constitui uma anistia absoluta, ou seja, Deus perdoa todos os nossos pecados, quaisquer que sejam eles e, ainda mais, o dano e as consequências destes pecados.  Assim, no roubo, faz-se uso indevido do valor roubado, que muitas vezes não pode ser restituído. Na confissão, perdoa-se o pecado do roubo, mas não o dano, a consequência do furto. A indulgência plenária, ao contrário, remove não apenas os pecados, mas todos os seus danos e consequências. A alma fica completamente livre, como se a pessoa houvesse acabado de ser batizada e, se morresse nesta condição, adentraria a glória celeste sem passar pelo purgatório.

7. Quais são as condições que devem ser cumpridas para se atravessar a Porta Santa e se obter a indulgência plenária?

Antes de cruzar a Porta Santa, o cristão deve confessar-se, comungar e rezar pela intenções do Santo Padre e da Igreja.

8. Qualquer sacerdote pode abrir uma Porta Santa?

Não; uma Porta Santa só pode ser aberta pelo próprio papa ou por bispos especialmente designados pelo papa para fazê-lo, em determinados lugares.


9. Por que não são abertas as portas de todos as igrejas?

A escolha de determinados templos específicos tem o caráter do extraordinário, do especial. Trata-se de um evento singular da Igreja, e não um ritual corrente. Além disso, inclui-se no rito da passagem pela Porta Santa o caráter de 'peregrinação', que pode ser curta ou muito mais extensa, mas que , em qualquer caso, incorpora solenemente no cristão uma atitude de perseverança e de busca confiante no perdão e na misericórdia de Deus.

10. Como se faz a passagem por uma Porta Santa?

Fisicamente, numa atitude de recolhimento e humildade (de silêncio, com a cabeça baixa, de joelhos, etc). Espiritualmente, com reverência e devoção, fazendo-se as orações julgadas mais pertinentes e de livre escolha naquele momento. O mais importante, entretanto, é sempre fazê-lo com reta intenção e tendo atendido todas as condições previamente indicadas.

Conhecidas estas tantas graças, o que você está esperando para passar por uma Porta Santa neste Ano do Jubileu? Descubra as mais próximas de você e (re)comece a sua peregrinação espiritual.

(Texto adaptado e resumido pelo autor do blog, a partir das respostas dadas em entrevista pelo Pe. Donato Jiménez, sacerdote agostiniano e professor emérito da Faculdade de Teologia Pontifícia e Civil de Lima/Peru a ACI Prensa).