quinta-feira, 16 de outubro de 2014

A BÍBLIA EXPLICADA (XII)

Nas Sagradas Escrituras, as relações homossexuais constituem atos intrinsecamente desordenados e são condenadas peremptoriamente como graves distúrbios e depravações da conduta humana e, como tal, contrárias à ordem natural e não infundidas por Deus. A orientação homossexual não procedendo de Deus e, mais que isso, conformando uma paixão de torpeza à criatura humana e não de louvor à glória do Criador, constitui, portanto, gravíssimo pecado mortal. Essa é, sintética e objetivamente, o que fala e ensina a Santa Igreja, dogmática e esposa fiel de Cristo, sem alterar um til das palavras do Evangelho.
  • I Coríntios 6, 9 - 10
9. Acaso não sabeis que os injustos não hão de possuir o Reino de Deus? Não vos enganeis: nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os devassos,

10. nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes hão de possuir o Reino de Deus.
  • Romanos I
1. Paulo, servo de Jesus Cristo, escolhido para ser apóstolo, reservado para anunciar o Evangelho de Deus;

15. Daí o ardente desejo que eu sinto de vos anunciar o Evangelho também a vós, que habitais em Roma.

17. Porque nele se revela a justiça de Deus, que se obtém pela fé e conduz à fé, como está escrito: O justo viverá pela fé (Hab 2, 4).

18. A ira de Deus se manifesta do alto do céu contra toda a impiedade e perversidade dos homens, que pela injustiça aprisionam a verdade.

21. Porque, conhecendo a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças. Pelo contrário, extraviaram-se em seus vãos pensamentos, e se lhes obscureceu o coração insensato.

24. Por isso, Deus os entregou aos desejos dos seus corações, à imundície, de modo que desonraram entre si os próprios corpos.

25. Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador, que é bendito pelos séculos. Amém!

26. Por isso, Deus os entregou a paixões vergonhosas: as suas mulheres mudaram as relações naturais em relações contra a natureza.

27. Do mesmo modo também os homens, deixando o uso natural da mulher, arderam em desejos uns para com os outros, cometendo homens com homens a torpeza, e recebendo em seus corpos a paga devida ao seu desvario.

28. Como não se preocupassem em adquirir o conhecimento de Deus, Deus entregou-os aos sentimentos depravados, e daí o seu procedimento indigno.

29. São repletos de toda espécie de malícia, perversidade, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade.

30. São difamadores, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, soberbos, altivos, inventores de maldades, rebeldes contra os pais.

31. São insensatos, desleais, sem coração, sem misericórdia.

32. Apesar de conhecerem o justo decreto de Deus que considera dignos de morte aqueles que fazem tais coisas, não somente as praticam, como também aplaudem os que as cometem.
  • São Judas, I
1. Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos eleitos bem-amados em Deus Pai e reservados para Jesus Cristo.

5. Quisera trazer-vos à memória, embora saibais todas estas coisas: o Senhor, depois de ter salvo o povo da terra do Egito, fez em seguida perecer os incrédulos.

6. Os anjos que não tinham guardado a dignidade de sua classe, mas abandonado os seus tronos, ele os guardou com laços eternos nas trevas para o julgamento do Grande Dia.

7. Da mesma forma Sodoma, Gomorra e as cidades circunvizinhas, que praticaram as mesmas impurezas e se entregaram a vícios contra a natureza, jazem lá como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.

8. Assim também estes homens, em seu louco desvario, contaminam igualmente a carne, desprezam a soberania e maldizem as glórias.

16. Estes são murmuradores descontentes, homens que vivem segundo as suas paixões, cuja boca profere palavras soberbas e que admiram os demais por interesse.

17. Mas vós, caríssimos, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo,

18. os quais vos diziam: No fim dos tempos virão impostores, que viverão segundo as suas ímpias paixões;

19. homens que semeiam a discórdia, homens sensuais que não têm o Espírito.

22. Para com uns exercei a vossa misericórdia, repreendendo-os,

23. e salvai-os, arrebatando-os do fogo. Dos demais tende compaixão, repassada de temor, detestando até a túnica manchada pela carne.

A verdade divina é pautada pelas pedras do calvário; a misericórdia não prescinde da penitência e da dor - intensíssima dor - em relação ao pecado. Quando o pecado torna-se relativo, a sã doutrina é vitimada brutalmente, porque tudo passa a ter a essência do mal traduzida, então, na essência do mas...

Os ensinamentos tradicionais rejeitam explicitamente o divórcio e o casamento homossexual, mas... por que segregar os homossexuais e as novas uniões heterossexuais? A doutrina católica sobre família e matrimônio deve ser mantida inviolável, mas... as comunidades cristãs não seriam capazes de aceitar e acolher os homossexuais, aceitando e valorizando sua orientação sexual? A vida da graça em Deus é tangida pelo sacramento e a indissociabilidade, mas... os homossexuais não têm dons e qualidades a oferecer à comunidade cristã? Quem tem mas de mais, tem doutrina de menos; se a verdade pode ser relativizada, ela deixou de ser a Verdade e, não sendo a Verdade, não pode ser a Igreja de Cristo.