sábado, 12 de julho de 2014

DE JOELHOS DIANTE DE DEUS



Volvei-vos para mim e sereis salvos, todos os confins da terra, porque eu sou Deus e sou o único, juro-o por mim mesmo! A verdade sai de minha boca, minha palavra jamais será revogada: todo joelho deve dobrar-se diante de mim, toda língua deve jurar por mim (Is 45,22 - 23). 

Assim, fez Pedro: Pedro então, tendo feito todos sair, pôs-se de joelhos e orou (At 10, 40). E assim fez Paulo: A essas palavras, ele [Paulo] se pôs de joelhos a orar (At 20, 36). E assim fizeram todos os santos e santas de Deus. E assim fazem até mesmo os demônios: Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos. E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor (Fl 2, 10-11). 

O próprio Jesus se ajoelhou para orar ao Pai amado. Vemos isso de forma mais dramática no Jardim do Getsêmani, onde, após recomendar a oração contínua aos apóstolos para que não caíssem em tentação, afasta-se deles e põe-se a rezar de joelhos ao Pai: 'Depois se afastou deles à distância de um tiro de pedra e, ajoelhando-se, orava: Pai, se é de teu agrado, afasta de mim este cálice! Não se faça, todavia, a minha vontade, mas sim a tua' (Lc 22, 41 - 42). E o Anjo do Senhor O confortou.

Nos demônios, a genuflexão é um ato de submissão do orgulho desmedido à Glória de Deus. Por isso, Abba Apollo, um pai do deserto que viveu cerca de 1.700 anos atrás, dizia que o demônio não podia ter joelhos porque não podia orar e nem adorar. Nós temos joelhos para tornar a genuflexão a expressão máxima da fé e confiança de um coração que ama a Cristo, o ato por excelência de adoração a Deus. De joelhos, abre-se para nós todo o manancial das graças e das misericórdias de Deus.

Existem muitas posturas diferentes para se estar diante dos sacramentos, existem diferentes modos de se fazer uma oração. Existem graças e graças alcançadas; existem formas diversas de fazer mais ou menos a Santa Vontade de Deus. Diante de Deus, imersos no sopro da Santidade de Deus, sejamos homens de corações recolhidos em humilde e santa adoração. E homens de joelhos dobrados, como nos ensina o salmista: 'Vinde, inclinemo-nos em adoração, de joelhos diante do Senhor que nos criou' (Sl 94, 6).