sexta-feira, 4 de março de 2022

SOBRE O RELATIVISMO

 

'Há quem exalte os benefícios da liberdade e a toma como meio soberano e instrumento incomparável de paz operosa e de prosperidade. Mas os fatos demonstraram a sua ineficácia para esse fim. Pois como todos podem testemunhar, a liberdade, tal como hoje a entendem, aceitando simultaneamente o verdadeiro e o falso, o bem e o mal, não faz mais do que rebaixar o que existe de nobre, de santo e generoso, abrindo caminho ao crime, ao suicídio e às paixões mais vulgares'.

(Papa Leão XIII)


'Vivemos tempos difíceis, especialmente marcados pelo relativismo moral, pela busca irresponsável de uma inculturação litúrgica, que rebaixa o Mistério aos níveis de um reles sincretismo, pela confusão doutrinal, fundada na aceitação tácita de que a Fé cristã é uma entre tantas outras válidas, pela pura e simples adoção de princípios ideológicos incompatíveis com a visão cristã do homem e do mundo. Tempos difíceis, que já duram demais'.

(Dom Antônio Rossi Keller, bispo)


'Quando se diz que todas as opiniões e doutrinas têm igual valor, que nenhuma pode reivindicar a verdade para si, que todas devem tolerar-se mutuamente; isto constitui a pior das corrupções do espírito: o relativismo'.

(Mons. Marcel Lefebvre)