segunda-feira, 4 de outubro de 2021

A VIDA OCULTA EM DEUS: DEUS, CENTRO ÚLTIMO DA ALMA


Da mesma forma que, como se costuma dizer, a pedra tende pelo seu peso para o centro da terra e nela cairia por si mesma, como para o lugar do seu repouso definitivo, assim também a nossa alma tende a Vós, meu Deus, com todo o peso do seu amor. Nesse movimento que a conduz a Vós, podemos considerar alguns lugares sucessivos, que são como marcos ou pontos de descanso provisórios, a partir dos quais a alma se lança novamente à frente, ó meu Deus, com uma visão mais clara do seu fim, com um amor mais impaciente e maiores desejos de encontro, que dão à sua marcha uma aceleração misteriosa. 

Mas, de estágio em estágio, de lugar em lugar, de ponto a ponto, a alma finalmente há de chegar até Vós. E então o seu movimento se conclui e não há mais razão de ser, pois a alma chegou ao final dos seus desejos e do seu caminho. Ela chegou onde tinha que chegar. E então repousa ali, na posse final e definitiva do seu Tesouro e do seu Tudo.

(Excertos da obra 'A Vida Oculta em Deus', de Robert de Langeac; Parte III - A União com Deus; tradução do autor do blog)