segunda-feira, 9 de agosto de 2021

A RELIGIÃO DO ECUMENISMO UNIVERSAL

O retrato falado do ecumenismo: uma igreja desmembrada e herética. Porque passa a não existir mais A VERDADE, mas existem, ou melhor, SUBSISTEM partes da verdade em muitas igrejas e em muitas outras religiões, ainda que parcialmente. A Igreja não é mais UNA, mas fatiada e compartilhada de formas distintas por doutrinas distintas, uma coleção de meias-verdades conformando um quebra-cabeças tosco e mal acabado. Essa aberração formada por um mosaico de cores e estilhaços, unidos e interligados por um cimento viscoso e invisível chamado ecumenismo é a chamada Igreja Ecumênica Universal ou, mais simplesmente e claramente exposta, a Igreja - Frankstein.

Do Catecismo Católico:

816. «A única Igreja de Cristo [...] é aquela que o nosso Salvador, depois da ressurreição, entregou a Pedro, com o encargo de a apascentar, confiando também a ele e aos outros apóstolos a sua difusão e governo [...]. Esta Igreja, constituída e organizada neste mundo como uma sociedade, subsiste* (subsistit in) na Igreja Católica, governada pelo sucessor de Pedro e pelos bispos em comunhão com ele» (273).

O decreto do II Concílio do Vaticano sobre o Ecumenismo explicita: «Com efeito, só pela Igreja Católica de Cristo, que é "meio geral de salvação", é que se pode obter toda a plenitude dos meios de salvação*. Na verdade, foi apenas ao colégio apostólico, de que Pedro é o chefe, que, segundo a nossa fé, o Senhor confiou todas as riquezas da nova Aliança, a fim de constituir na terra um só Corpo de Cristo, ao qual é necessário que sejam plenamente incorporados todos os que, de certo modo, pertencem já ao povo de Deus» (274).

* subsiste na Igreja Católica como plenitude dos meios de salvação: um jogo de palavras que é a chave do ecumenismo: subsistir e plenitude não constituem postulados de que a Verdade é absoluta e indivisível e nem princípio de que 'fora da Igreja Católica não há salvação', mas que essa verdade e a própria salvação também subsistem parcialmente em outras religiões e/ou doutrinas.