segunda-feira, 25 de novembro de 2019

GALERIA DE ARTE SACRA (XXVII)

(clicar sobre a imagem para um maior aumento)

'As Sete Alegrias de Nossa Senhora' (1480)

[Hans Memling* (1435-1494) - óleo sobre madeira (189cm x 81cm) - Alte Pinakothek (Munique)]

A imagem compreende uma compilação de diversas cenas do Novo Testamento, mostradas em diferentes paisagens terrestres (planos, montanhas, mar), incluindo cidades, castelos, prados e estradas sinuosas. O quadro é composto por vinte e cinco cenas, que começam com a Anunciação do Nascimento de Cristo, na parte superior esquerda da pintura, até a sua morte e ressurreição no segmento superior direito da obra. A 'Visita dos Reis Magos' é o cenário central e outras cenas menores incluem a 'Ressurreição', a 'Visitação' e a 'Entrada de Cristo em Jerusalém'.

No conjunto geral, as chamadas 'Sete Alegrias de Nossa Senhora' compreendem 'A Anunciação, A Natividade de Jesus, A Adoração dos Magos, a proteção de Jesus contra o massacre dos inocentes (e presumivelmente, pela fuga ao Egito), Nossa Senhora com Jesus Ressuscitado, o Pentecostes (ou a Descida do Espírito Santo sobre a Virgem Maria e os Apóstolos) e a Morte e Dormição de Nossa Senhora'.




* Hans Memling nasceu por volta de 1433 em Seligenstadt, na Alemanha. Na Holanda, acredita-se ter trabalhado sob a tutela de Rogier van der Weyden. Mais tarde, mudou-se para Bruges e, em pouco tempo, tornou-se o pintor holandês mais popular da época. Ele pintou muitos retratos e pinturas religiosas e suas obras podem ser vistas em todas as principais galerias do mundo, bem como em um museu em Bruges, dedicado especialmente a ele.