sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

NOSSA SENHORA DE TODOS OS NOMES (7)

NOSSA SENHORA DOS TRINTA E TRÊS


A origem do nome e da devoção 'Nossa Senhora dos Trinta e Três' está vinculada à luta pela libertação e independência do Uruguai. A imagem da 'Virgem dos Trinta e Três' é uma pequena escultura de madeira, com apenas 36 cm de altura, representando Nossa Senhora da Assunção em estilo barroco, tendo sido esculpida em uma das muitas oficinas guaranis implantadas pelos jesuítas no Paraguai, ao longo do século XVIII. No final do século XVIII, a imagem foi transferida para a um pequeno templo na atual cidade da Florida, no Uruguai.

Em 1821, após uma investida inicial frustrada em 1811, o Uruguai foi oficialmente incorporado ao território brasileiro com o nome de Província Cisplatina. Tem início, então vários movimentos pela libertação do país (entre 1821 e 1825). Em 19 de abril de 1825, trinta e três patriotas do Uruguai, sob a liderança de Juan Antonio Lavallejo, desembarcaram nas praias da Agraciada para iniciar as guerras de independência. Uma vez chegados à região da Florida, foram até o pequeno templo e, aos pés da Virgem, pediram a intercessão de Nossa Senhora pela libertação da Pátria.

O grupo tornou-se rapidamente um exército que impôs seguidas derrotas às tropas luso-brasileiras, até a tomada definitiva de Montevidéu em 14 de junho daquele ano, seguida da instalação imediata de um governo provisório. Nossa Senhora havia atendido rápida e integralmente os pedidos daqueles 33 homens: o Uruguai havia se tornado uma nação livre.

Em 25 de agosto de 1825, em Florida, reuniu-se a Assembleia Nacional Constituinte da República do Uruguai e foi declarada oficialmente a Independência do Uruguai. Depois do ato, os constituintes e todo o povo dirigiram-se ao templo e, diante da imagem de Nossa Senhora, dedicaram a nação emergente à proteção materna da Virgem Maria, entoando em seguida o Te Deum. Desde então, a imagem passou a ser conhecida como 'Nossa Senhora dos Trinta e Três'. A independência do Uruguai foi oficialmente reconhecida três anos mais tarde, por meio do chamado Tratado de Montevidéu.

A 'Libertadora do Uruguai' foi entronizada em 1857 com uma enorme coroa de ouro e pedras preciosas, doação do General Manuel Oribe, como ação de graças por ter sido salvo, juntamente com a sua família, de um naufrágio. O tamanho desproporcional da coroa em relação à imagem tornou-se o símbolo particular desta devoção mariana. A imagem foi canonicamente coroada em 1961 e, com este nome, no ano seguinte, a Virgem Maria foi proclamada oficialmente 'Padroeira do Uruguai', pelo papa João XXIII. A solenidade da 'Virgem dos Trinta e Três' é celebrada sempre no segundo domingo de novembro de cada ano, com enormes romarias ao atual santuário da Virgem na cidade da Florida (construído entre os anos de 1887 e 1894, em substituição à capela original).

(cartaz oficial da romaria nacional de 2018)

Oração à Virgem dos Trinta e Três

'Santísima Virgen María, ante cuya imagen inclinaron su bandera y doblaron reverentes su rodilla los fundadores de nuestra Patria. Protege siempre a este pueblo nacido a tu sombra bienhechora. Haz ¡Oh Madre! que en nuestros hogares florezcan la religión y todas las virtudes cristianas. Haz que veamos el reinado de Cristo, que es el de la verdad y la justicia. Alcánzanos estas gracias y la de la eterna salvación, de tu hijo Jesucristo que con el Padre y el Espíritu Santo vive y reina por los siglos de los siglos. Amén'.