segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

VERSUS: OS DEZ MANDAMENTOS DO 'CATÓLICO MANCO'

1. O 'católico manco' adora dizer que Deus é só Bondade e Misericórdia e que, assim, se a gente fizer um pouquinho, todos seremos salvos.


👉 Deus é Bondade, Misericórdia e Justiça. A salvação é uma consequência de vidas santas e consagradas a Deus, em tudo, para com todos, o tempo todo.

'Quero ser santo, pois se eu não conseguir a santidade, nada terei feito neste mundo' (São Domingos Sávio).

*********

2. O 'católico manco' acredita piamente que o ecumenismo é um projeto abençoado por Deus e que a 'unidade' dos cristãos é o que realmente importa.


👉 Fora da Igreja Católica não há salvação.

'Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas o que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse entrará no reino dos céus' (Mt 7, 21).

*********

3. O 'católico manco' tem o hábito irrestrito de dizer que quem morreu 'foi descansar' e que agora 'está em lugar melhor do que os que aqui ficaram'.


👉 O número dos que se salvam é pequeno e a porta é estreita. 

'O fato de apenas oito pessoas se salvarem na Arca significa que muito poucos cristãos são salvos, porque são muitos poucos os que realmente renunciam ao mundo' (Santo Agostinho).

*********

4.  O 'católico manco' tem uma visão bastante tolerante do mal; na verdade, o mal existe e deve ser combatido, mas nem tudo é tão ruim como a Igreja acredita que seja.


👉 O mal não tem concessões; qualquer pecado, ainda que venial, é uma afronta à Bondade Infinita de Deus.

'O salário do pecado é a morte' (Rm 6, 23).

*********

5.  O 'católico manco' acredita que os cristãos não precisam falar ou pensar no inferno, porque o inferno não é para os católicos ou cristãos, mas somente para os ateus convictos e os incrédulos impenitentes.

 
👉 Em Fátima, para mostrar a gravidade dos pecados e a realidade terrível do inferno, Nossa Senhora mostrou o inferno a três crianças... 

'Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, e socorrei principalmente as que mais precisarem' (Das orações de Fátima).

*********

6.  O 'católico manco' acha que a Igreja é uma instituição que deve sempre buscar se adaptar ao mundo presente para ser moderna e eficaz.


👉 O próprio Jesus nos alertou para não se mudar sequer um til das Suas palavras.

'Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo não há nele o amor do Pai, porque tudo o que há no mundo é concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e soberba da vida, e isto não vem do Pai, mas do mundo. Ora o mundo passa, e a sua concupiscência com ele, mas o que faz a vontade de Deus permanece eternamente' (1 Jo, II, 15-17).

*********

7.  O 'católico manco' é extremamente sensível às novidades e às variações doutrinárias e litúrgicas, porque assim consideram sua participação na Igreja mais operante e proativa. 


👉 A Igreja possui uma única doutrina, um único Credo, a profissão de uma única fé recebida dos Apóstolos; a Igreja é universal e a liturgia deve demonstrar essa universalidade da fé católica.

'Cuidai, pois, irmãos, em andar com prudência; não como insensatos, mas como circunspectos, recobrando o tempo, pois que os dias são maus. Portanto não sejais imprudentes, mas considerai qual é a vontade de Deus' (Ef 5, 15 - 17).

*********

8.  O 'católico manco' não tem posição pré-definida ou fechada sobre muitos princípios, dogmas e doutrinas defendidas pela Igreja Católica tradicional.


👉 É por isso que não passa de um 'católico manco'.

'Procurai a limpeza de consciência e humildade, desprezo de todas as coisas do mundo e fé inabalável no que ensina a santa Madre Igreja' (Santa Teresa de Ávila).

*********

9.  O 'católico manco' nunca leu os grandes Padres da Igreja ou as obras clássicas do catolicismo, mas se apega a quaisquer leituras de cunho religioso, muitas vezes tomando-as como verdade absoluta e sem quaisquer contestações, porque soam agradáveis ou lógicas. 


👉 Amar implica conhecer; não pode amar a Igreja Católica e a Cristo quem não conhece profundamente a Cristo e a sua Igreja.  

'Seja firmemente apegado à doutrina da fé tal como foi ensinada, para poder exortar segundo a sã doutrina e rebater os que a contradizem' (Tt 1,9).

*********

10. O 'católico manco' tem como único dogma absoluto o relativismo.


👉 Definitivamente Deus não ama as almas tíbias.

'Estas almas ferem mais dolorosamente o meu Coração. Foi da alma tíbia que a Minha Alma sentiu repugnância no Horto' (Revelações de Jesus a Santa Faustina Kowalska)