segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

A LITURGIA DA SANTA MISSA (I)

1. INTRODUÇÃO

A Missa é um memorial de Nosso Senhor ('Fazei isso em memória de mim') e um banquete sagrado (comunhão do Corpo e Sangue do Senhor) mas, acima de tudo, é um sacrifício, o sacrifício perfeito. Na missa, Deus é oferecido a Deus, o Infinito é contemplado com uma dádiva infinita, como vítima e sacerdote. Na Missa, Jesus Cristo Sacerdote, Vítima perfeita e Dádiva Infinita, se oferece a Deus (por meio de um sacerdote humano), para o perdão dos nossos pecados e redenção do gênero humano.


A Santa Missa é a Renovação Incruenta do Sacrifício do Calvário; é o mesmo e único Sacrifício infinito de Cristo na Cruz, que foi solenemente instituído na Última Ceia; é o Sacrifício do Corpo e Sangue de Jesus; é a Celebração do Mistério Pascal de Jesus: Morte e Ressurreição; é a repetição da imolação de Nosso Senhor Jesus Cristo no Calvário, agora sem sofrimento físico, para a nossa salvação. 

A Missa não é uma encenação do Calvário, É O CALVÁRIO. Na Missa, estamos diante do Crucificado no Gólgota; portanto, não faça na Missa NADA do que você não faria se tivesse estado nos eventos do Calvário. Danças, palmas, vivas, gritos, teatro, barulho, acrobacias... podem ser pensados como elementos naturais na atmosfera do Gólgota? Evidentemente que não, são inconformidades absurdas, pensem o que quiserem, sacerdotes ou não. Se nós perdermos o próprio significado da Missa, como podemos querer preservar a sua sagrada liturgia (palavra grega que significa 'obra')?

Esse compromisso com a Verdade - a Missa é a Renovação (incruenta) do Calvário - é a premissa fundamental do rigor litúrgico. Uma vez deturpado, tudo é válido, tudo é passível de manipulação. Por isso, ou existe ou não existe o rigor litúrgico, sem lugar para concessões mais ou menos graves. O sacerdote perde a pose mas não a anedota? O abraço da paz virou um burburinho de quermesse? Alguém do coro passou da conta nos acordes? A senhora do banco ao lado resolveu tagarelar com outra durante o Ofertório? O pessoal da equipe de liturgia parece estar em uma maratona? A mãe da menina que faz 15 anos está vestida de forma profana? Como serão ponderados pela justiça divina estas 'pequenas' fragilidades humanas durante a Santa Missa? E como será julgado o sacerdote que as permitiu? Por isso, até merecidas homenagens humanas (bodas de ouro, festas natalícias, etc) deveriam ocorrer após a missa e não ainda durante a missa. E o que falar então das aberrações litúrgicas, das palmas, dos gritos, da quermesse entronizada no cimo do Gólgota, convertido, então, apenas num salão de igreja? Das encenações histriônicas, dos desvarios, das cenografias blasfemas... 

A Missa tem quatro fins específicos, todos vinculados estritamente às nossas relações com Deus, das criaturas com o seu Criador, que são: (i) culto de adoração a Deus, glorificando o Pai em reconhecimento ao seu infinito poder, sabedoria e bondade; (ii) culto de gratidão a Deus, como ação de graças feita com Cristo, por Cristo e em Cristo; (iii) culto de petição a Deus, suplicando a Ele todas as graças necessárias para a nossa salvação; (iv) culto de reparação a Deus pelos nossos pecados e dos pecados cometidos por todos os homens. 

No nosso amor à Santa Missa, a glória de Deus deve ter precedência sobre as graças que ela nos pode oferecer. Mas, mesmo com esta percepção e em uma cerimônia com pleno rigor litúrgico, não é de se estranhar que se percam miríades de graças, tamanha a falta de percepção do católico da magnitude e do valor extraordinário de uma só missa, tamanhos são os excessos de desconcentração, insensatez, tibieza, distração... A Missa é a maior, a mais completa e a mais poderosa oração que um católico pode oferecer a Deus! (por isso, constitui uma insensatez descabida se fazer, durante uma Missa, quaisquer outras orações, mesmo que seja a oração do terço ou do Rosário). Nela, o fiel deve estar submerso no amor destas quatro intenções para alcançar as demandas incomensuráveis da graça. Este caminho da perfeição no amor de Deus passa por assistir a Santa Missa do Calvário e pelo Calvário!