sábado, 9 de agosto de 2014

SANTOS E MÁRTIRES (II)

Santa Teresa Benedita da Cruz

Santa Teresa Benedita da Cruz (12/10/1891 - 09/08/1942)

Edith Stein tinha a firme determinação de estudar Filosofia, na deliberada decisão que se impusera de buscar o caminho da Verdade. Nascida em 12/10/1891 em Breslau, na Alemanha, era a caçula de uma numerosa família de judeus. Cursar a universidade e declarar-se ateia eram, na sua juventude, os pressupostos no caminho da verdade. Durante a Primeira Guerra Mundial, tornou-se enfermeira voluntária e recebeu a medalha de honra da Cruz Vermelha. Voltando aos estudos em Friburgo, doutorou-se em Filosofia.


(Edith Stein: enfermeira e doutora em filosofia)

A Providência Divina tinha, entretanto, outros planos para esta jovem judia. E a conversão veio por meio de diferentes acontecimentos triviais, mas associados, que culminaram com a leitura da obra 'A Vida de Santa Teresa de Ávila', como ela mesmo relataria mais tarde: "Comecei a ler e fiquei tão arrebatada que não consegui parar até terminá-lo. Quando o fechei, disse comigo mesma: ‘Esta é a Verdade!'". Foi batizada no dia 1º de janeiro de 1922 e, em abril de 1934, recebeu o hábito carmelitano, com o nome de Irmã Teresa Benedita da Cruz. Morria a filósofa, a doutora, a poliglota em seis idiomas, a professora renomada dos institutos de Spira e de Münster. Junto com a sua irmã Rosa, Teresa encontrara a Verdade e passará agora a trilhar o caminho da santidade.

Aos 43 anos, tem início o seu noviciado tardio, que vai se transformar num caminho de absoluta entrega aos planos de Deus, de profunda pobreza, obediência e humildade à vida do Carmelo, vida de anonimato completo e de completo abandono aos seus títulos e ao domínio das ciências humanas. Não tem mais resquício algum de suas referências acadêmicas, é a serva de todos. Mas o preço a pagar seria alto.

Irmã Teresa Benedita da Cruz

No final da década de 30, explodiu a doutrina do nacional-socialismo de Hitler e tem início a perseguição aos judeus. Diante a situação, Teresa e sua irmã foram transferidas de Colônia para o convento de Echt, na Holanda. Quando, em julho de 1942, os bispos holandeses se manifestaram formalmente contra os nazistas, a reação alemã foi contundente e a perseguição aos judeus tornou-se extremada. Em 2 de agosto, a polícia nazista invadiu o convento e prendeu as duas irmãs que foram, então, deportadas para o campo de concentração de Westerbork, no norte da Holanda, juntamente com outros 242 judeus católicos. Em 7 de agosto, com centenas de outros judeus, foram levadas de trem ao campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau. Logo ao chegar, em 9 de agosto de 1942, foram executadas na câmara de gás; seus corpos foram cremados em seguida e suas cinzas espalhadas pelos campos próximos.

No mês de maio de 1987, foi beatificada por João Paulo II em Colônia e, em outubro de 1998, foi canonizada pelo mesmo papa. No ano seguinte, foi proclamada co-padroeira da Europa, junto com Santa Brígida e Santa Catarina de Sena. Ela é venerada sob o nome de Santa Teresa Benedita da Cruz ou apenas Teresa da Cruz.  

(brasão originalmente publicado em www.arautos.org)