quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

10 PÉROLAS DA SABEDORIA CRISTÃ

1. As graças de Deus e as virtudes são a escada e o caminho para subir ao céu. Os vícios e os pecados, porém, são a escada e o caminho para descer ao inferno. 

2. Os vícios e os pecados são veneno; as virtudes e as boas obras são remédio. 

3. Uma graça atrai outra graça; um vício puxa outro vício.

4. A virtude não quer ser elogiada, como o vício não quer ser desprezado. Isso quer dizer que o homem virtuoso não procura ser elogiado nem deseja o louvor das pessoas; e o mau não quer ser desprezado nem repreendido. E isso provém da soberba. 

5. O espírito repousa na humildade e a paciência é a sua filha.

6. Se amares, será amado. Se temeres, será temido. Se servires, será servido. Se te comportares bem com os outros, os outros comportar-se-ão bem contigo. 

7.  Bem aventurado aquele que ama sem desejar ser amado. Bem aventurado aquele que teme sem querer ser temido. Bem aventurado aquele que serve sem querer ser servido. Bem aventurado aquele que se comporta bem com os outros sem desejar que os outros se comportem bem com ele. Estas coisas são grandes; os tolos não conseguem entendê-las.

8. Existem três coisas muito grandes e úteis que, possuindo-as, não nos deixarão cair no mal. A primeira é suportar em paz e por amor a Deus todo o sofrimento que aparecer. A segunda, ter grande humildade por tudo que se fizer e receber. A terceira, amar com fidelidade os bens que o olho humano não pode ver.

9. As coisas mais ridicularizadas e negligenciadas pelas pessoas do mundo são as mais consideradas e veneradas por Deus e por seus santos. E as coisas mais amadas, abraçadas e reverenciadas pelas pessoas do mundo são as mais odiadas, negligenciadas, desprezadas por Deus e por seus santos. Acontece que as pessoas odeiam tudo o que deve ser amado e amam tudo o que deve ser odiado.

10. A santa contrição, a santa humildade, a santa caridade, a santa devoção e a santa alegria tornam a alma santa e boa.

(Excertos da obra 'Sabedoria de um simples: os ditos do Beato Egídio de Assis' de Frei Ary Pintarelli, 1997)