segunda-feira, 10 de novembro de 2014

NOSSA SENHORA DE TODOS OS NOMES (2)

2. NOSSA SENHORA DA ESCADA


Este estranho título outorgado a Nossa Senhora nasceu da devoção dos marinheiros portugueses, particularmente durante a época das grandes navegações e descobrimentos realizados por Portugal durante os séculos XV e XVI. Para a proteção dos navegantes em face dos perigos do mar, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, provavelmente do século XII, foi encerrada em uma antiga ermida de Nossa Senhora da Corredoura, situada em Lisboa, junto ao Convento de São Domingos de Lisboa, às margens do Rio Tejo. Como a capela estava localizada a uma certa elevação em relação à margem do rio, o acesso a ela era feito por meio de uma pequena escada com 31 degraus.

Com o tempo, a capela passou a ficar conhecida como sendo de Nossa Senhora da Conceição da Escada, para distingui-la de muitas outras igrejas e capelas existentes de mesmo nome, por se tratar de devoção muito difundida em Portugal. Mais tarde, a expressão de fé daquela gente resumiu a devoção à Nossa Senhora da Escada. A capela tornou-se se rapidamente um grande centro de devoção mariana, com festas anuais e procissões náuticas de diferentes naturezas.

Em 1531, um terremoto destruiu a capela, preservando o altar e a imagem da Virgem. A capela foi reedificada e retomado o culto mariano local, que se perdeu muito, no entanto, no século seguinte, com o declínio dos grandes eventos das navegações portuguesas. Em 1755, um novo terremoto ocorreu em Lisboa, muito mais terrível que o anterior, destruindo completamente o pequeno templo sem, contudo, mais uma vez, destruir a imagem da Virgem. Nunca mais a capela foi reconstruída e a imagem preservada foi transferida primeiro para o Convento dos Cardais e depois, a partir de 1835, para o Convento de Jesus, sede da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, onde se encontra até hoje. 

O culto de Nossa Senhora da Escada foi trazido de Portugal para o Brasil e difundiu-se principalmente em São Paulo (há igrejas com esse culto à Nossa Senhora em Barueri e Guararema), Bahia e Pernambuco. Uma variante da devoção muito difundida refere-se ao culto à Nossa Senhora como 'escada' para se alcançar a santidade e o Céu. Em termos iconográficos, Nossa Senhora da Escada é representada segurando uma escada com a mão ou a tendo sob as mãos juntadas ou ainda pela imagem da Virgem encimando um altar em forma de escada com degraus, ladeados por anjos, conhecido como Scala Coeli (Escada do Céu) ou como Ara Coeli (Altar no Céu).

(igreja de Nossa Senhora das Mercês em Lisboa)

(imagem de Nossa Senhora da Escada, Escada/PE)

(imagem de Nossa Senhora da Escada, Guararema/SP)