domingo, 5 de outubro de 2014

05 DE OUTUBRO - SANTA FAUSTINA KOWALSKA


Helena Kowalska nasceu em 25 de agosto de 1905, na aldeia de Glogowiec (Polônia), terceira de dez irmãos, em uma pobre família de camponeses. Desde tenra infância, distinguiu-se pela piedade e obediência, amor à oração e pelo propósito de dedicar sua vida à glória de Deus. Teve de deixar a casa paterna aos 16 anos para trabalhar como empregada doméstica em Aleksandrow, perto de Lodz, a fim de buscar a própria subsistência e ajudar sua família. 

Foi aí que experimentou, em uma de suas inúmeras revelações místicas, o chamado definitivo para a vida religiosa. Após muitas recusas em Varsóvia, capital da Polônia, ingressou em 1º de agosto de 1925 na Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia, onde recebeu o hábito de noviça em 30 de abril de 1926, com o nome de Irmã Maria Faustina do Santíssimo Sacramento; em 1º de maio de 1933, Irmã Faustina fez os seus votos perpétuos.

Fui incumbida por Jesus com a missão de ser a alma do apostolado e da devoção à Divina Misericórdia, por meio de inúmeras mensagens, visões, conversações e revelações que recebeu de Jesus, as quais foram escritas e sistematizadas na forma de um Diário, por expressa determinação do Senhor, e que constitui uma obra de raro valor teológico, atualmente traduzido em dezenas de línguas e divulgado no mundo inteiro.  

(trecho original do 'Diário')

Em 22 de fevereiro de 1931, Santa Faustina teve a extraordinária visão de Jesus da Infinita Misericórdia, vestido de branco, com a mão direita levantada em atitude de bênção e com dois raios, um branco e outro vermelho, irradiando-se do peito. Ouviu a seguir a instrução de Jesus para que se pintasse um quadro segundo o modelo que ela estava vendo, com a inscrição: 'Jesus, eu confio em Vós' e a promessa que a alma que venerasse a imagem seria salva para a glória eterna pelo próprio Jesus. O quadro foi pintado, mais tarde, pelo artista Eugeniusz Kazimirowski. Entre outras dezenas de revelações e instruções impressionantes, Jesus ensinou a Faustina o Terço da Misericórdia e pediu expressamente à Igreja a instituição do domingo seguinte à Páscoa como sendo a Festa da Misericórdia.

(quadro original de Jesus de Infinita Misericórdia)

Irmã Faustina ofereceu a sua vida a Deus em sacrifício pelos pecadores e a eles ofereceu jejuns extenuantes e, por essa razão, foi submetida a numerosos sofrimentos. Padeceu várias doenças físicas e viveu experiências místicas extremamente dolorosas – da chamada noite escura aos sofrimentos espirituais relacionados ao cumprimento da missão que havia recebido de Jesus Cristo. Neste calvário particular, faleceu no dia 5 de outubro de 1938, com fama de santidade, aos 33 anos de idade e após 13 anos de vida religiosa. Foi beatificada em 1993 e proclamada Santa Maria Faustina Kowalski pelo papa João Paulo II no ano 2000. As suas relíquias são atualmente veneradas no Santuário da Divina Misericórdia, em Cracóvia.

(Santuário da Divina Misericórdia, em Cracóvia/ Polônia)