terça-feira, 21 de maio de 2013

TERÇA-FEIRA PARA A ETERNIDADE

MEDITAÇÕES ETERNAS PARA CADA DIA DA SEMANA 
(Santo Afonso de Ligório)


Atos de preparação às meditações


1. Alma minha reaviva tua Fé, porquanto te achas diante de teu Deus. Adora-O profundamente.

2. Humilha-te aos pés de Deus e peça-Lhe, do fundo do coração, perdão.

TERÇA-FEIRA - O PECADO MORTAL

1. Considera como, tendo sido criado por Deus para amá-Lo, com infernal ingratidão te rebelaste contra Ele, tratando-O como inimigo, desprezando sua graça e amizade. Tu sabias que com aquele pecado Lhe causavas amaríssimo desgosto, e não obstante cometeste-O. Como procede quem peca? Volta a Deus as costas; deixa de O respeitar, levanta a mão para O ferir, e tortura seu divino coração. O homem, quando peca, diz a Deus com as suas obras: afasta-Te de mim, não Te quero obedecer, nem servir, nem reconhecer por meu Senhor, nem O ter por meu Deus. 

O meu deus é o prazer, o interesse, a vingança. Tal foi a linguagem do teu coração, quando preferiste a Deus a criatura. Santa Maria Madalena de Pazzi não podia acreditar que um cristão fosse capaz de cometer um pecado mortal com plena advertência. E tu, querido leitor, o que dizes? Quantos pecados não tens cometidos já! 'Perdoa-me, meu Deus, e tende piedade de mim. Eu Vos ofendi, ó Bondade infinita. Detesto os meus pecados, amo-Vos, e arrependo-me de ter caído na torpeza de Vos injuriar, ó meu Deus, digno de infinito amor'. 

2. Considera como Deus te falava, quando pecavas: 'Meu filho, eu Sou o teu Deus, que te criei do nada e remi com o meu sangue; Eu proíbo-te, sob pena de incorreres no meu desagrado, que cometas este pecado'. Mas tu, pecando, dirias a Deus: 'Senhor, eu não quero obedecer-Te, quero satisfazer meus apetites, e é-me indiferente desagradar-Te e perder a Tua graça'. 'Eis aqui, ó meu Deus, o que eu tenho feito tantas vezes. Como pude fazer-Vos sofrer? Oxalá eu tivesse morrido antes de Vos ter ofendido. De agora em diante não quero desgostar-Vos mais. Quero amar-Vos, ó Bondade infinita! Dai-me a perseverança, dai-me o Vosso santo Amor'. 

3. Considera que, quando os pecados chegam a um certo e determinado número, Deus abandona o pecador. Por isso, se te vires tentado a pecar de novo, ó meu irmão, não digas: confessar-me-ei depois; porque se Deus te fizer morrer então repentinamente, se Deus te abandonar, é fora de dúvida que se não te confessaras; em tais casos, que será de ti por toda a eternidade? Eis o motivo porque tantos homens têm-se  condenado. Estes também esperavam o perdão; mas a morte surpreendeu-os, e perderam-se. Teme que te sobrevenha a mesma calamidade, porque não merece misericórdia quem se serve da bondade de Deus para ofendê-lO. 

Depois de tantos pecados que Deus te tem perdoado, deves com razão temer que não te perdoe mais, se reincidires no caminho do mal. Dai-Lhe graças por haver te esperado até agora, e faze neste momento o propósito firme de sofrer antes a morte que cometer outro pecado mortal, dizendo sinceramente: 'Já bastam, Senhor, as ofensas que Vos tenho feito; a vida que me resta não a quero empregá-la em Vos ofender, a Vós que não O mereceis. Quero empregá-la só em amar-Vos e em chorar as ofensas que vos tenho feito. Arrependo-me, meu Jesus, de todo o meu coração; quero amar-Vos; dai-me forças para Vos amar. Maria, minha Mãe, auxiliai-me'. 

Fruto I. Farei frequentemente atos de arrependimentos, dizendo: 'Misericórdia, ó meu Jesus; arrependo-me de Vos ter ofendido, peço-Vos perdão para os meus pecados'. 
Fruto II. Examinarei se há em mim algum afeto desordenado que possa afastar-me de Deus, e desterrá-lo-ei do coração.