quarta-feira, 27 de março de 2013

VIA SACRA (ESTAÇÕES V A VIII)

QUINTA ESTAÇÃO: CIRINEU AJUDA JESUS A CARREGAR A CRUZ

V. Pelo seu cansaço pelo qual obrigaram Cirineu a ajudá-lo.
R. Tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.
O insulto partiu-me o coração, até desfalecer. Esperei por compaixão e nada! Por consoladores, e não os encontrei (Sl 69, 21).
À noite, vi Nosso Senhor crucificado. Das mãos, dos pés e do lado, corria o Preciosíssimo Sangue. A seguir, Jesus me disse: 'Tudo isto é pela salvação das almas. Reflete, Minha filha, sobre o que tu estás fazendo pela salvação delas'. 
Respondi: 'Jesus, quando olho para a Vossa Paixão, vejo que eu quase nada faço pela salvação das almas'. E o Senhor me disse: 'Fica sabendo, Minha filha, que o teu silencioso martírio de todos os dias, na total submissão à Minha vontade, leva muitas almas para o Céu. Quando te parecer que o sofrimento ultrapassa as tuas forças, olha para as Minhas Chagas e te elevarás acima do desprezo e do juízo dos homens. A meditação sobre a Minha Paixão te ajudará a te elevares acima de tudo' (Diário - 1184).
Jesus, dai-me as almas dos pecadores, que a Vossa misericórdia descanse neles. Tirai-me tudo, mas dai-me as almas. Desejo tornar-me uma vítima de expiação pelos pecadores. Transformai-me em Vós, ó Jesus, para que eu seja um sacrifício vivo e agradável a Vós. Desejo, a todo momento, dar-Vos satisfação pelos pecadores. (Diário - 908).
Ó Sangue e Água que jorrastes do Coração de Jesus, como fonte de misericórdia para nós, eu confio em vós!




SEXTA ESTAÇÃO: VERÔNICA ENXUGA O ROSTO DE JESUS 

V. Pela compaixão da Verônica que enxugou o Seu Rosto:
R. Tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.
Não tinha beleza nem esplendor que pudesse atrair o nosso olhar, nem formosura capaz de nos deleitar (Is 53, 2).
Jesus surgiu, de repente, diante de mim, coberto de chagas por todo o corpo, os olhos cheios de sangue e lágrimas, o rosto todo desfigurado, coberto de escarros. Então, o Senhor me disse: 'A esposa deve ser semelhante ao seu esposo'. Compreendi a fundo essas palavras. Aqui não havia lugar para qualquer tipo de dúvidas. A minha semelhança com Jesus deve ser pelo sofrimento e pela humildade.
Cristo sofredor, saio ao Vosso encontro; como esposa Vossa, tenho que ser semelhante a Vós. O Vosso manto de ultrajes deve cobrir também a mim. Ó Cristo, Vós sabeis como desejo ardentemente assemelhar-me a Vós. Fazei que participe de toda a Vossa Paixão, que toda a Vossa dor se entorne no meu coração. Confio que completareis isso em mim, da maneira que julgardes apropriado (Diário - 1418).
Ó Sangue e Água que jorrastes do Coração de Jesus, como fonte de misericórdia para nós, eu confio em vós!


SÉTIMA ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ

V. Pela sua segunda queda:
R. Tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.
Considerai, pois, aquele que suportou tal contradição por parte dos pecadores, para não vos deixar fatigar pelo desânimo. Vós ainda não resististes até o sangue em vosso combate contra o pecado (Hb 12, 3-4).
Hoje entrei no amargor da Paixão de Nosso Senhor Jesus; sofri tudo, em espírito. Conheci como é terrível o pecado, por menor que seja; conheci como atormentava a alma de Jesus. Eu preferiria sofrer mil infernos, a cometer ainda que fosse o menor pecado venial (Diário - 1016).
Compreendo agora que nada me pode deter no meu amor para Convosco, Jesus, nem o sofrimento, nem as contrariedades, nem o fogo, nem a espada, nem a própria morte. Sinto-me mais forte que tudo isso. Nada pode ser comparado com o amor. Vejo que as mínimas coisas, realizadas por uma alma que ame sinceramente a Deus, têm um valor imenso aos olhos dos Seus Santos (Diário - 340).
Ó Sangue e Água que jorrastes do Coração de Jesus, como fonte de misericórdia para nós, eu confio em vós!


OITAVA ESTAÇÃO: JESUS ENCONTRA AS MULHERES DE JERUSALÉM

V. Pelas palavras dirigidas às mulheres que dele se compadeceram:
R. Tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.
Não choreis por mim; chorai, antes, por vós e por vossos filhos, pois eis que virão dias em que se dirá: 'Felizes as estéreis, as entranhas que não conceberam e os seios que não amamentaram. Porque se fazem assim com o lenho verde, o que acontecerá com o seco?' (Lc 23, 27-31).
'Meu Coração está repleto de grande misericórdia para com as almas, e especialmente para com os pobres pecadores. Oxalá possam compreender que Eu sou para eles o melhor Pai que, por eles, jorrou do Meu Coração o Sangue e a Água como de uma fonte transbordante de misericórdia. Para eles resido no Sacrário e, como Rei de Misericórdia, desejo conceder graças às almas, mas não querem aceitá-las. Ó como é grande a indiferença das almas para com tanta bondade, para com tantas provas de amor. O Meu Coração se enche somente de ingratidão, de esquecimento por parte das almas que vivem no mundo; para tudo têm tempo, apenas não têm tempo para vir buscar as Minhas graças' (Diário - 367).
'Antes de vir como justo Juiz, abro de par em par as portas da Minha misericórdia. Quem não quiser passar pela porta de misericórdia, terá que passar pela porta da Minha justiça...' (Diário - 1146).
Ó Sangue e Água que jorrastes do Coração de Jesus, como fonte de misericórdia para nós, eu confio em vós!

(clique sobre as imagens para assistir os vídeos)