sábado, 9 de março de 2013

NO CAMINHO DA VIA ESPIRITUAL

'Deus comunica à alma o seu ser, de tal sorte que a pessoa parece ser Deus mesmo. Poder-se-ia dizer que a alma mais parece ser Deus do que alma.' (Santa Teresa). 

Leônidas, a caminho do martírio, beijou o coração do filho Orígenes, dizendo: 'Aqui mora Deus!' O mesmo Orígenes escreveu: 'Ó cristão, tu és um céu e tu irás ao céu!'

'Deus nos criou à sua imagem e semelhança. Tal foi o sonho do Criador: contemplar-se em sua obra, ver aí brilharem todas as suas perfeições.' (Beata Isabel da Trindade). 

'Congratulemo-nos e demos graças a Deus, pois nos tornamos não somente cristãos e, sim, Cristo.' (Santo Agostinho). 

'Permanecer pequena é reconhecer o seu nada e esperar tudo de Deus. É não se afligir demais com as próprias faltas. Significa não se atribuir a si mesmo as virtudes que pratica. É não desanimar com as próprias falhas; afinal, as crianças caem muito.' (Santa Teresinha). 

'Eu não tenho mais nenhum desejo a não ser o de amar Jesus até à loucura.' (Santa Teresinha). 

'Deus não te proíbe amar as criaturas, mas só de afeiçoar-te a elas como última felicidade. Podes apreciá-las e louvá-las para amar o Criador.' (Santo Agostinho). 

'Ao entardecer da vida sereis julgados sobre o amor!' (São João da Cruz). 

'Quando o homem pensa em Deus, sente doce emoção no coração, o que demonstra que Deus é o Deus do coração humano. O amor é a bandeira do exército das virtudes: todas estas vêm enfileirar-se atrás dela.' (São Francisco de Sales). 

'A oração do justo é a chave do céu. Sobe a prece, desce a misericórdia. E por sua bondade excessiva, o Senhor dá sempre mais do que foi pedido.' (Santo Agostinho). 

'Quem reza se salva; quem não reza se condena. Todos os condenados se perderam por não rezar.' (Santo Afonso). 

'Deus dá a graça da fé, mas a da perseverança só dá aos que rezam.' (Santo Agostinho). 

'Há dias em que a gente vai à oração como à guerra; outras vezes como ao baile.' (São Nicolau de Flue). 

'Os dois pés, com os quais caminhamos na via da perfeição, são mortificação e amor a Deus. Aquele é o pé esquerdo; este, o direito.' (Santa Teresa).

'Quanto mais abraçamos a cruz, mais abraçamos Jesus'. (Beato Charles de Foucauld). 

'O monge não tem o oficio de doutor, mas o de penitente, chorando sobre o mundo e sobre si mesmo.' (São Jerônimo). 

'Nosso coração nunca se farta, porque o bem infinito não tem limites.' (São Gregório de Nissa).