quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

TESOURO DE EXEMPLOS (188/191)

 

188. PROPÓSITO INQUEBRANTÁVEL

Cambronne pertencia ao regimento de Nantes. Bebia com frequência. Um dia, em estado de enrbriaguês, bateu em seu chefe. Seu coronel, depois de conseguir que se revogasse a sentença, chamou-o e disse-lhe:
➖ De ti depende a tua honra e a tua liberdade!
➖ Meu coronel, a sentença é muito justa.
➖Não importa - respondeu o chefe - não morrerás; deves, porém, prometer que não mais te embriagarás.
➖ Meu coronel, prefiro nunca mais beber em toda a minha vida.
➖ Serias capaz de tal promessa?
➖ Sim; já que meu coronel foi capaz de tanta generosidade.

Passaram-se anos. Cambronne subiu a general e estava em Paris, acompanhando Napoleão. Hospedou-se na casa de seu antigo coronel. À hora do brinde foi oferecido a Cambronne o melhor vinho. Ele, porém, recusou, lembrando ao seu antigo chefe a promessa à qual devia a vida.

189. OS PAIS DESEDUCAM

Aquele colégio figurava entre os mais afamados. Dirigiam-no religiosos eminentes por sua ciência e virtude. Desfilaram diante de nós primeiramente os estudantes. Eram uns 130 internos. Havia entre eles jovenzinhos de poucos anos; e havia outros já crescidos, belos rapazes. Todos traziam no rosto a alegria e a esperança.
➖Padre - dizia-me o Diretor - aí vê o senhor cento e trinta rapazes. Destes, uns cento e vinte comungam todos os dias; os outros, ao menos uma vez por semana.

Atrás vinham os Padres Professores. Seriam uns trinta aproximadamente. Uns começavam a carreira do magistério, outros haviam encanecido no ensino. Depois que passaram, disse-me o Reitor:
➖ Todos eles, às vezes, têm tentações de desânimo... quase de desespero.
➖ Por quê? - interroguei.
➖ Porque trabalham nove meses no ano. Com grandes sacrifícios conseguem implantar nos corações desses meninos o amor da virtude e o respeito às leis divinas. Fazê-los serem bons e honestos. Mas saem daqui e em quinze dias os pais, meio descrentes, indiferentes e relaxados no cumprimento dos deveres cristãos, destroem o labor de um ano inteiro. Nas férias, a exemplo dos pais, faltam à missa, aos sacramentos. Terminado o curso, tornam-se ímpios, libertinos... Lançam muitos a culpa nos religiosos, esquecendo-se de que são os pais que deseducam os filhos.

190. VINHAM NADANDO

Conta um missionário que, quando chegava a alguma ilha da Oceania, para anunciar a sua presença levantava um mastro bem grande. Os negros acudiam de toda a parte e vinham até de muito longe. Um domingo, pela manhã, viu chegar uma turma de negros que vinham nadando de outra ilha, para terem o consolo de ouvir a santa Missa.

191. DOMINGOS SÁVIO AJUDA À MISSA

Este angélico jovem, aos cinco anos de idade, já sabia ajudar à missa e fazia-o com grandes demonstrações de amor a Jesus. Como era muito pequeno, o padre mesmo tinha de mudar o missal. Mas era tão grande o seu desejo de servir ao altar, que muitas vezes chegava à igreja quando esta ainda estava fechada, e ali permanecia esperando e rezando. Numa fria manhã de janeiro de 1847 ali o encontraram tiritando de frio e coberto de neve que caía copiosamente. Pode servir de modelo aos coroinhas.

(Excertos da obra 'Tesouro de Exemplos', do Pe. Francisco Alves, 1958; com adaptações)