sábado, 10 de dezembro de 2022

A VIDA OCULTA EM DEUS: AÇÃO SOBRE AS ALMAS

 

O bem se expande espontaneamente. A alma interior, rica em Deus, dá-a a quem sinceramente a pede - a uns mais, a outros menos - segundo a vontade de Deus e as disposições particulares de cada um. Um recebe trinta, outro sessenta, outro cem. Mas todos se nutrem da sua influência benéfica. Ela se dá a todos e dá tudo a todos. O que se tem como certeza é que, do seu afeto sincero, abnegado, desinteressado e sobrenatural, pode-se dizer o que foi dito sobre o amor de uma mãe pelos seus filhos: 'Cada um recebe a sua parte e todos o tem por completo'. Assim como não existe um bem que possa ser comparado a Deus - o Bem absoluto, também não há dádiva comparável àquela que a alma interior distribui a todos aqueles que a ela se dirigem com o coração ávido desse Bem de bens.

A alma interior exerce, com efeito, uma verdadeira atração sobre as outras almas, principalmente sobre aquelas tocadas pela graça. Estas entendem, como que por instinto, que existe uma misteriosa harmonia entre elas e aquela alma privilegiada. Então elas se aproximam dela cheias de confiança e se sentem seguras à sombra dessa alma. Elas estão convictas que podem compartilhar com ela as suas tristezas, os seus medos, os seus desejos e suas esperanças e que, não serão apenas compreendidas - o que já é muito, mas também que serão iluminadas, consoladas, fortalecidas e vivificadas. Em suma, elas encontrarão assim, de uma só vez, tudo o que lhes falta. E isso é verdade. É por isso que uma alma plenamente interior é tão preciosa. E é por isso que, embora escondida na maioria das vezes, ela exerça uma influência tão profunda.

Apesar de pensar pouco em seu próprio interesse e alegremente tenda a se esquecer de si mesma - e talvez até por causa disso - a alma interior vê que todas as coisas convergem para o bem. Tudo o que faz tem frutos bons. Isso é porque a sua vontade, perfeitamente unida à vontade de Deus, tende a se tornar tão eficaz quanto à vontade divina. O que a alma empreende não é para ela, mas somente para Deus e segundo a vontade de Deus. O que ela faz - mais do que ela mesma - é Deus quem faz por meio dela. Por que se surpreender, então, com tantos frutos? Mesmo o que parecem ser perdas aparentes acabam, no final, trabalhando de alguma forma a seu favor. Acontece com ela como seria com Jesus. Na hora em que tudo parece definitivamente perdido é quando, ao contrário, tudo está definitivamente alcançado. Da morte provém a vida e, da humilhação, obtém-se a glória. A última palavra é sempre proferida pelos amigos de Deus.

(Excertos da obra 'A Vida Oculta em Deus', de Robert de Langeac; Parte IV - Fecundidade Apostólica; tradução do autor do blog)