terça-feira, 3 de maio de 2022

TESOURO DE EXEMPLOS (146/148)

 

146. UM INSTINTO DIVINO

Há coisas que só Deus pode ensinar às crianças. Elas têm às vezes ideias de anjos que espantam os grandes. Para celebrar a primeira comunhão de seus filhinhos, costumam as mães preparar lindos vestidos brancos que simbolizam a alvura da alma e que completam a festa interior do coração. Lindas flores enfeitam o dia da primeira comunhão. A alma, entretanto, tem lá as suas flores que ninguém vê nem suspeita.

Uma menina se preparava com admirável fervor para receber Nosso Senhor, pela primeira vez, em seu coração. Faltavam poucos dias para a solenidade e a mãe, julgando causar alegria à filhinha, disse a ela:
➖ Amélia, venha experimentar o vestido branco.

Sobre a mesa do quarto estava estendido um belíssimo vestido de seda branca. A mãe esperava uma explosão de alegria, mas enganou-se. Vendo o vestido, Amélia parecia cobrir-se de tristeza.
➖ O que é isso, Amélia? Não gostou do vestido?
➖ Ah! mamãe, ele vai me distrair. Naquele dia quisera ver só Jesus, pensar somente nele e falar só com ele. Faça, mamãe, um vestido mais simples e serei feliz, como os pobrezinhos...
➖ Você é um anjo - disse a mãe abraçando-a; só Deus pode ter ensinado a você essas coisas!

147. BEIJAR A MÃO DO PADRE

Um grupo de alegres rapazes combinaram fazer uma excursão. Iam bem dispostos, levando cada um a sua merenda, quando se encontraram com um padre modesto e bondoso. Todos beijaram a mão do ministro de Deus. Todos, não, porque dois, que pareciam ter ideias revolucionárias, logo depois caçoaram dos companheiros e disseram:
➖ Vocês não passam de uns beatos.
➖ De modo nenhum - respondeu um deles; bons cristãos, isso sim. Por que beijam vocês as mãos de suas mães? Porque lhes dão de comer e vestir, ou os curam quando é preciso, não é? Pois bem; nós beijamos a mão do sacerdote porque com ela nos reparte o pão da Eucaristia, nos abençoa, perdoa-nos os pecados e dirige-nos no caminho do céu.
➖ Bobagens! - responderam os mal educados; isso era costume em tempos atrasados; hoje não se beija mais a mão da mãe e menos ainda do padre.
➖ Vocês estão muito enganados. Se não beijam sua mãe, nem são agradecidos ao sacerdote, também não merecem o nome de homens, pois faltam-lhes sentimentos humanos. Temos que respeitar os ministros de Deus, como aos nossos pais, porque realmente são os pais de nossas almas.

148. CASTIGO DO CÉU

Em 18 de fevereiro de 1881, numa sexta-feira, houve em Mônaco um escandaloso baile de máscaras. Muitos dos mascarados ridicularizavam as vestes sacerdotais e os hábitos religiosos, fantasiando-se de frades e freiras, fingindo-se muito gordos com enchimentos de estopa e lã.

Alguém imprudentemente usou fogo para acender o cigarro, fogo esse que pegou num dos trajes usados e as chamas se propagaram como um rastilho de pólvora. Doze daqueles sacrílegos mascarados morreram no meio do pânico, e os outros, sofrendo dores horríveis, foram transportados ao hospital, onde alguns vieram a falecer e outros ficaram com cicatrizes das queimaduras como lembrança do infeliz divertimento.

Em face desta horrível catástrofe, toda a cidade exclamou:
➖ Castigo! Foi um castigo do Céu!

(Excertos da obra 'Tesouro de Exemplos', do Pe. Francisco Alves, 1958; com adaptações)