sexta-feira, 27 de março de 2020

HOJE: INDULGÊNCIA PLENÁRIA URBI ET ORBI

Hoje, às 14h (ou 18h no horário italiano), o Santo Padre proclamará do patamar da Basílica de São Pedro e diante a praça vazia, em caráter extraordinário, a bênção eucarística Urbi et Orbi, com a possibilidade de se conceder, portanto, a indulgência plenária a todos que, à distância e por meio dos diferentes meios de comunicação, estiverem unidos ao papa neste evento especial, que deverá ter uma duração aproximada de uma hora.



Diante da ameaça mortal do coronavírus em todo o mundo, a Igreja proclamou na última sexta-feira (dia 20/03) uma concessão geral e extraordinária da Indulgência Plenária para todos os fiéis enfermos, bem como para os profissionais de saúde, familiares e para os católicos em geral, segundo Decreto da Penitenciaria Apostólica e assinado pelo cardeal Mauro Piacenza e pelo mons. Krzysztof Nykiel. O próprio decreto considera ainda a possibilidade de concessão da absolvição coletiva sem uma prévia confissão individual.

Para se obter a Indulgência plenária, os doentes de coronavírus, os que se encontram em condições de quarentena, os profissionais de saúde e os familiares expostos ao risco de contágio com quem foi infectado pelo vírus, poderão simplesmente recitar o Credo, o Pai-Nosso ou uma oração a Nossa Senhora. Os demais fieis poderão escolher entre várias opções: visitar o Santíssimo Sacramento, fazer a adoração eucarística, ler as Sagradas Escrituras por pelo menos meia hora, rezar o Terço (ou o Terço da Divina Misericórdia) ou fazer a Via-Sacra, com súplicas a Deus pela cessação da epidemia, o alívio para os doentes e a salvação eterna daqueles a quem o Senhor chamou a si. E, como alternativa geral e universal aos fieis da Igreja, obter a Indulgência Plenária hoje às 14h, juntando-se as orações de todo o povo de Deus à do Santo Padre no Vaticano. 

Você pode acompanhar o evento e participar da oração do Santo Padre aqui: