quarta-feira, 10 de outubro de 2018

A BELEZA MORAL

A fim de conservar seu equilíbrio mental e mesmo orgânico, cada indivíduo é obrigado a ter uma regra interior. O Estado pode impor pela força a legalidade, mas não as leis da moral. Cada um deve entender a necessidade de fazer o bem e de evitar o mal, e se submeter a esta necessidade por um esforço de sua própria vontade.

A Igreja Católica, em seu profundo conhecimento da psicologia humana, colocou as atividades morais bem acima das atividades intelectuais. Os indivíduos que ela honra acima de todos os demais não são nem os condutores dos povos, nem os sábios, nem os filósofos. São os santos, ou seja, aqueles que, de modo heroico, foram virtuosos.

Quando se estuda os habitantes da Cidade Nova, se percebe a necessidade do sentido moral. Inteligência, vontade e moralidade são funções muito próximas umas das outras. Porém o sentido moral é mais importante que a inteligência. Quando ele desaparece de uma nação, toda a estrutura social começa a estremecer. Nas pesquisas de biologia humana, não temos dado até o momento às atividades morais o lugar que elas merecem. O sentido moral é susceptível de um estudo tão positivo quanto o da inteligência.

Na verdade, este estudo é difícil. Porém os aspectos do sentido moral nos indivíduos e nos grupos de indivíduos são facilmente reconhecíveis. Quase nunca temos a ocasião de observar, na sociedade moderna, indivíduos cuja conduta seja inspirada por um ideal moral. Contudo, tais indivíduos ainda existem. É impossível não notá-los quando os encontramos. 

A beleza moral deixa uma lembrança inesquecível àquele que, mesmo uma única vez, a contemplou. Ela nos toca mais que a beleza da natureza, ou a da ciência. Ela dá àquele que a possui um poder estranho, inexplicável. Ela aumenta a força da inteligência; ela estabelece a paz entre os homens. Ela é - muito mais que a ciência, a arte e a religião - a base da civilização.

(Excertos da obra 'O Homem, Este Desconhecido', de Alex Carrel)