segunda-feira, 23 de julho de 2018

CATECISMO MAIOR DE PIO X (IX)

SEGUNDA PARTE

RESUMO DA HISTÓRIA DO NOVO TESTAMENTO

Anunciação da Virgem Maria

81. Reinando Herodes, cognominado o Grande, viveu em Nazaré, pequena cidade da Galileia, uma Virgem santíssima chamada Maria, desposada com José, a quem o Evangelho chama 'varão justo'. Embora ambos descendessem dos reis de Judá e, portanto, da família de Davi, viviam contudo pobremente e ganhavam o sustento com o seu trabalho.

82. A esta Virgem foi enviado o Arcanjo Gabriel, que a saudou cheia de graça e lhe anunciou que seria Mãe do Redentor do mundo. Ao ouvir estas palavras e tendo em vista o Anjo, Maria perturbou-se de início, mas, em seguida, assegurada por ele, respondeu: 'Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra'. No mesmo instante, o Filho de Deus, por obra do Espírito Santo, encarnou-se em seu puríssimo ventre, e sem deixar de ser verdadeiro Deus, começou a ser verdadeiro homem. Este foi o princípio da redenção da raça humana.

Visita a Santa Isabel e nascimento de São João Batista

83. No colóquio com o Arcanjo, Maria soube que sua prima Isabel, mulher de um sacerdote chamado Zacarias, apesar de idade avançada, estava para ter um filho. Com santa solicitude foi Maria visitar sua prima nas montanhas da Judeia, para congratular-se com ela e mais ainda para servi-la como humilde criada, como de fato o fez por três meses. Foi então que Maria, respondendo à saudação da prima, que, inspirada pelo Espírito Santo, saudou a Mãe de Deus, com aquele sublime cântico: Magnificat, muitas vezes cantado pela Igreja.

84. O filho de Isabel foi João Batista, o santo Precursor do Messias.

Nascimento de Jesus Cristo e circunstâncias daquele grandioso acontecimento

85. Naquele tempo publicou-se um edito através do qual o Imperador César Augusto ordenava um recenseamento a todos os súditos do Império Romano e, que, portanto, cada um se dirigisse para a cidade de sua origem. Maria e José, por serem da casa e família de Davi, tiveram que ir para a cidade de Belém, onde Davi havia nascido; mas não encontrando hospedagem, pelo grande número de pessoas que ia recensear-se, foram forçados a se recolherem dentro de uma espécie de caverna, que servia como estábulo, não muito longe da cidade.

86. Foi ali, à meia-noite, que nasceu o Filho de Deus, feito homem para a salvação dos homens, nascido da Virgem Maria, a qual, enrolando-O em panos, deitou-o numa manjedoura, ou cocho de animais. Nesta mesma noite, um Anjo apareceu a uns pastores que velavam naquela região e guardavam o seu rebanho, e anunciou-lhes que nascia o Salvador do mundo. Os pastores correram atônitos ao estábulo, encontraram o Menino Jesus e foram os primeiros a adorá-lo.

Obediência de Jesus e de Sua Mãe Santíssima à Lei

87. No oitavo dia após o nascimento, em obediência à Lei, o menino foi circuncidado e lhe dado o nome de Jesus, como havia indicado o Anjo a Maria, quando anunciou-lhe o mistério da Encarnação. Além disso, em conformidade com a lei, a Santíssima Virgem, embora não fosse obrigada, apresentou-se no Templo no quadragésimo dia, oferecendo por si o sacrifício das mulheres pobres, que era um par de rolas ou pombos, e pelo Menino Jesus o preço do resgate.

88. Havia no Templo um santo ancião chamado Simeão, que teve a revelação do Espírito Santo de que não morreria sem primeiro ver o Cristo Senhor. Tomou em seus braços o divino Menino e reconhecendo-O por seu Redentor, abençoou-O com grande alegria e o bendisse com grande alegria, saudando-o com aquele terno canto Nunc dimitis que a Igreja canta ao terminar o ofício de cada dia. Ao mesmo tempo, acudiu uma piedosa viúva idosa, que vendo o divino Menino regozijou-se em seu coração, e assim dizia maravilhas dEle a todos os que esperavam a redenção de Israel.

Os Magos

89. Algum tempo depois do nascimento de Jesus, vieram a Jerusalém três Magos ou sábios, vindos do Oriente, e perguntaram onde havia nascido o rei dos judeus. Estando em sua terra, eles haviam observado uma estrela extraordinária, e por ela, segundo uma antiga profecia conhecida no Oriente, entenderam que devia ter nascido na Judeia o Desejado das gentes, e inspirados por Deus, seguindo o caminho indicado pela estrela, vieram adorá-lo. Reinava naquele tempo em Jerusalém Herodes, o Grande, homem ambicioso e cruel. Grandemente perturbado com as palavras dos Magos, informou-se dos príncipes dos sacerdotes em que lugar havia de nascer o Messias. Tendo sabido que o local indicado pelos profetas era Belém, despachou os Magos recomendando-lhes que retornassem rapidamente, fingindo que queria ir lá também para adorar o Menino recém-nascido.

Os Magos partiram, e imediatamente, a estrela que tinham visto no Oriente apareceu-lhes, guiando-os até a morada do Divino Menino, em Belém. Entraram e encontraram o Menino com Maria sua Mãe; prostrados O adoraram e, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe ouro, incenso e mirra, reconhecendo-O como rei, como Deus e como homem mortal. À noite, avisados em sonho para não voltarem a Herodes, regressaram por outro caminho para sua terra.

Morte dos inocentes e fuga para o Egito

90. Herodes esperou em vão pelos Magos. Vendo-se ridicularizado, encolerizou-se ao extremo, e esperando em sua bárbara astúcia matar Jesus, ordenou a morte de todos os meninos abaixo de dois anos que havia em Belém e seus arredores. Antes, porém, um Anjo apareceu em sonhos a José para avisá-lo e lhe dar ordens para que fugisse para o Egito. José obedeceu imediatamente e com Maria e Jesus fugiu para o Egito, onde permaneceu até a morte de Herodes; depois da qual, avisado novamente pelo Anjo, ele não retornou a Belém, na Judeia, mas para Nazaré, na Galileia.
(Do Catecismo Maior de Pio X)