sexta-feira, 18 de março de 2016

MÃE DE TODAS AS DORES


DEVOCIONÁRIO DE NOSSA SENHORA DAS DORES

Introdução (Todos os Dias)

V. Ó Deus, vinde em meu auxílio; 
R. Senhor, apressai-Vos em me socorrer

V. Glória ao Pai...
R. Assim como era no princípio...

Dia I 

Sofro por Vós, Maria dolorosíssima, na aflição do Vosso coração terno com a profecia do santo velho Simeão. Querida Mãe, pelo Vosso coração tão afligido, obtende para mim a virtude da humildade e o dom do santo Temor de Deus. 

Rezar uma Ave Maria. 

Dia II

Sofro por Vós, Maria dolorosíssima, na angústia do Vosso afetuosíssimo coração durante a fuga para o Egito e a Vossa estadia ali. Querida Mãe, pelo Vosso coração tão perturbado, obtende para mim a virtude da generosidade, especialmente para com os pobres, e o dom da Piedade. 

Rezar uma Ave Maria. 

Dia III

Sofro por Vós, Maria dolorosíssima, nas ansiedades que perturbaram o Vosso coração amargurado pela perda do Vosso querido Jesus. Querida Mãe, pelo Vosso coração tão angustiado, obtende para mim a virtude da castidade e o dom da Ciência. 

Rezar uma Ave Maria. 

Dia IV

Sofro por Vós, Maria dolorosíssima, na consternação do Vosso coração ao encontrardes Jesus quando carregava a Sua Cruz. Querida Mãe, pelo Vosso coração tão perturbado, obtende para mim a virtude da paciência e o dom da Fortaleza. 

Rezar uma Ave Maria. 

Dia V

Sofro por Vós, Maria dolorosíssima, no martírio que o Vosso coração generoso suportou ao estar perto de Jesus na Sua agonia. Querida Mãe, pelo Vosso coração de tal maneira aflito, obtende para mim a virtude da temperança e o dom do Conselho. 

Rezar uma Ave Maria. 

Dia VI

Sofro por Vós, Maria dolorosíssima, no ferimento do Vosso coração compassivo, quando o lado de Jesus foi atingido pela lança e o Seu Coração foi trespassado. Querida Mãe, pelo Vosso coração assim trespassado, obtende para mim a virtude da caridade fraterna e o dom do Entendimento. 

Rezar uma Ave Maria. 

Dia VII

Sofro por Vós, Maria dolorosíssima, pelas dores que apertaram o Vosso amantíssimo coração quando Jesus foi sepultado. Querida Mãe, pelo Vosso coração mergulhado na amargura da desolação, obtende para mim a virtude da diligência e o dom da Sabedoria. 

Rezar uma Ave Maria. 

Oração Final (Todos os Dias)

V. Orai por nós, Virgem dolorosíssima, 
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. 

Oremos. Seja feita intercessão por nós, vos suplicamos, Senhor Jesus Cristo, agora e na hora da nossa morte, perante o trono da Vossa misericórdia, pela Santíssima Virgem Maria, Vossa Mãe, cuja santíssima alma foi trespassada por uma espada de dor na hora da Vossa amarga Paixão. Pedimos isto por intermédio de Vós, Jesus Cristo, Salvador do mundo, que com o Pai e o Espírito Santo vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Indulgência de 5 anos. Indulgência de 7 anos em cada dia de setembro. Indulgência plenária uma vez por mês, nas condições usuais, se estas orações forem rezadas diariamente (Pio VII, Audiência em 14 de Janeiro de 1815).