sábado, 8 de fevereiro de 2014

VERSUS: A MORTE DO JUSTO E A MORTE DO PECADOR


'Para um cristão, a morte não pode resultar amarga para a alma que ama, já que nela encontra toda a doçura e o deleite do amor. A alma goza da morte como se estivesse a pensar no seu noivado ou no seu matrimônio, por isso deseja o dia e a hora da sua morte.' (São João da Cruz).

'Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã nossa, a morte corporal, da qual nenhum homem vivente pode escapar. Ai daqueles que morrem em pecado mortal; bem aventurados os que ela encontrar na Tua Santíssima Vontade, porque a segunda morte não lhes fará mal.' (São Francisco de Assis) 

'Os tormentos que na morte afligem os pecadores, não afligem os santos: Non tanget illos tormentum mortis ― 'Não os tocará o tormento da morte'. Quem morre no amor de Deus, não se inquieta com as dores que acompanham a morte; antes, nelas se compraz pensando que a vida vai acabar e que depois não lhe resta mais tempo para sofrer por Deus e testemunhar-lhe outras provas do seu amor. Por isso, oferece-lhe com afeto e paz estes últimos restos da sua vida, e consola-se unindo o sacrifício da sua morte ao sacrifício que Jesus Cristo ofereceu um dia por ele na cruz ao seu eterno Pai. E assim morre feliz, dizendo: In pace in idipsum dormiam et requiescam (Sl 4, 8) ― 'Em paz dormirei nele e repousarei'. Oh! que felicidade morrer entregando-se e repousando nos braços de Jesus Cristo, que nos amou até à morte e quis sofrer uma morte tão dolorosa, afim de nos obter uma morte doce e cheia de consolação!' (Santo Afonso de Ligório) 

'Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, sentar-se-á no seu trono glorioso. Todas as nações se reunirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estão à direita: - Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo ... Voltar-se-á em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: - Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos' (Mt 25, 31 - 34, 41).