quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A TORRE DE BABEL

Durante o primeiro século da humanidade, viveu um grande guerreiro chamado Nemrod ou Nimrod (descendente de Cuch, filho de Cam, filho de Noé), que reinou sobre uma grande cidade. Por causa de seu poder, força e habilidade como caçador de animais selvagens, ele se tornou um herói e líder político entre o povo de sua tribo (Gn 10, 8-9). Sob a proteção de Nemrod e seus guerreiros, o povo habitante da região de Senaar (na antiga Babilônia) migrou quase que totalmente para a vila dominada por ele, concentrando-se ali as comunidades locais e promovendo, assim, um rápido crescimento da cidade, mais intenso ainda após a construção de uma muralha em torno da mesma. Tal lugar tornou-se, então, a primeira grande cidade a ser construída sobre a terra depois do dilúvio. E, com tal domínio e poder, Nemrod abandonou a Deus e passou a fazer vanglória de si mesmo e a honrar falsos deuses como o sol, serpentes e outros tipos de coisas (Rm 1,21-23).

(construção da Torre de Babel)

Tanto poder e glória levou Nemrod à ideia de construir uma torre, ‘cujo ápice penetre os céus’ (Gn 11,4), para ser o símbolo da fama e da unidade do seu povo e, assim, manter todos sob seu controle absoluto, provocando temor e admiração aos seus vassalos. Pretendia ele construir o maior templo já construído pelo homem, um monumento ao deus-sol, fundamento de um centro de governo mundial. Milhares de servos se dedicaram, então, trabalhando dia e noite como escravos, à construção da torre gigantesca que foi construída, mais do que meramente de tijolos e de betume como argamassa, com o mais duro orgulho humano.


E, então, Deus interveio. E os fez confundir em suas linguagens de tal sorte que ninguém mais era capaz de entender uns aos outros. O desentendimento gerou discussões e conflitos de tal ordem que a construção da torre teve de ser paralisada (Gn 11, 8). E foi por essa razão que se deu o nome de Babel à construção, que significa ‘confusão’. E, na babel de tantas e diferentes linguagens, incompreensíveis para os demais, cada grupo se dispersou da grande cidade para diferentes lugares da região do Sinaar e por toda a terra.

A grande cidade perdeu toda a pompa e glória de outrora, mas a Bíblia não esclarece o destino final de Nemrod. Mas, com certeza, foi ele o primeiro a promover o paganismo e a adoração do deus-sol (Ishtar ou Astarte), sob influência direta do demônio.  Ao longo da história da humanidade, as forças do mal continuaram e continuam a maquinar, mais que uma mera torre física, a construção de uma pseudo-religião universal e de uma nova ordem mundial, destinada à plena superação do orgulho humano sobre os desígnios de Deus.