sábado, 27 de outubro de 2018

SOBRE A HERESIA DO ESPIRITISMO

O Espiritismo nega todo o Cristianismo: nega o mistério da Santíssima Trindade, nega que Jesus seja Deus, nega a Redenção, nega que Nossa Senhora seja Mãe de Deus, nega a existência de um Deus pessoal e distinto do mundo, nega a espiritualidade da alma, nega a existência do inferno e dos demônios, nega o mistério da graça, nega o céu.

Um espírita não pode ser cristão, e um cristão não pode ser espírita.

A doutrina da reencarnação não condiz com o dogma da ressurreição final, do céu e do inferno. Por isto, o Espiritismo nega simplesmente estes dogmas, apesar de estarem claros na Bíblia. Nega o que é de fé, que Deus ensinou, para erigir fantasias em dogma de fé.

Os espíritas negam não uma ou duas das verdades de fé, mas todas. São hereges! Diz o Direito Canônico: 'Todos os apóstatas da fé, e todos e cada um dos heréticos e cismáticos... incorrem ipso facto em excomunhão... Abraçar o Espiritismo é abraçar a excomunhão.

Caridade é uma virtude teológica que tem Deus por motivo: é amor de Deus, por amor de Deus e amor do próximo por amor de Deus. Quando se ama o próximo e se faz o bem, por amor dos homens, não é caridade, é filantropia. São Paulo diz na Epístola aos Coríntios que podemos ter uma fé de transportar montanhas... mas, se não for por caridade, isto é, por amor de Deus... não vale nada!... No Espiritismo não pode haver caridade!

Ajudar as obras espíritas, colaborar de qualquer modo com o Espiritismo, é favorecer a heresia. E quem favorece qualquer heresia fica excomungado.

Não basta estarmos com a verdade, mas é preciso amar a verdade, por isto querê-la conhecida e seguida por todos. A caridade é a essência do Cristianismo, e o distintivo do cristão. Mas, só podemos dizer que amamos a Deus e amamos o próximo, se fizermos tudo pela glória de Deus e pela salvação de nossos irmãos.


(Excertos da obra 'A Hediondez Espírita', de Dom José Eugênio Corrêa)