sábado, 2 de agosto de 2014

A BÍBLIA EXPLICADA (XI)

Na iconografia cristã, cada evangelista é representado por um animal, em relação direta às visões de São João no Apocalipse:

'Havia ainda diante do trono um mar límpido como cristal. Diante do trono e ao redor, quatro Animais vivos cheios de olhos na frente e atrás. O primeiro animal vivo assemelhava-se a um leão; o segundo, a um touro; o terceiro tinha um rosto como o de um homem; e o quarto era semelhante a uma águia em pleno voo'. (Ap 4, 5-6)

A mesma referência encontra-se em uma das visões do Profeta Ezequiel:

'Tive então uma visão: soprava do lado norte um vento impetuoso, uma espessa nuvem com um feixe de fogo resplandecente, e, no centro, saído do meio do fogo, algo que possuía um brilho vermelho. Distinguia-se no centro a imagem de quatro seres que aparentavam possuir forma humana. Cada um tinha quatro faces e quatro asas. (...) Quanto ao aspecto de seus rostos tinham todos eles figura humana, todos os quatro uma face de leão pela direita, todos os quatro uma face de touro pela esquerda, e todos os quatro uma face de águia' (Ez 1, 4 - 6, 10).

Este simbolismo está associado às naturezas e às premissas de Jesus Cristo, o Filho do Deus Vivo: São Marcos, como um leão, para expressar a força e a Verdade da Palavra proferida por Jesus em suas pregações e ensinamentos; São Lucas, como um touro (ou um boi), para simbolizar o sacrifício e a natureza sacerdotal do Cristo ; São Mateus, como um homem (ou um anjo), para enfatizar a humanidade de Jesus e São João, como uma águia, expressão máxima da natureza divina de Jesus (proposições feitas de acordo com os Padres da Igreja). Na passagem de Ezequiel, todas estas naturezas estão simbolizadas por igual nos quatro evangelistas.