terça-feira, 10 de janeiro de 2023

A VIDA OCULTA EM DEUS: A LUTA CONTRA O MAL

No mundo espiritual, a alma interior constitui uma força. Ela ama a Deus. E nada é tão forte quanto o amor divino. A alma interior a impõe a quem a conhece como tal e também a quem não a conhece. É uma fonte de energia e nela os mais frágeis são saciados. Os fortes encontram nela meios de se fortalecer ainda mais.

Entretanto, os maus a temem instintivamente. Os demônios fazem guerra contra ela e, muitas vezes, uma guerra cruel. Mas ela sempre triunfa. Além de conseguir rejeitá-los, ela também os derrotam pela mera ação do seu coração unido a Deus. Pode até mesmo expulsá-los daqueles que estão dominados pelo mal. A alma tem em suas mãos, à sua disposição, todos os meios disponíveis aos santos, ao longo dos séculos, para derrotar o mundo, para derrotar o demônio e para derrotar a si mesmos. E embora possa nunca ter ouvido falar sobre tais meios, ela os possui e os utiliza. O Espírito Santo, que a move em todas as coisas, faz com que ela tenha conhecimento deles. E, então, ela fica muito feliz mais tarde ao descobrir que um santo ou mesmo uma alma piedosa utilizou deste mesmo procedimento antes dela para obter a mesma vitória. 

Existe uma harmonia maravilhosa entre as obras de Deus, mesmo que estejam separadas por séculos inteiros. Em todos os tempos, mesmo nos mais sombrios, Deus teve sempre os seus fiéis amigos, os seus intrépidos defensores, os seus valorosos cruzados, para lutar com coragem o bom combate, cada um ao seu modo, dando fortaleza e confiança às almas de boa fé. 

(Excertos da obra 'A Vida Oculta em Deus', de Robert de Langeac; Parte IV - Fecundidade Apostólica; tradução do autor do blog)