segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

A VIDA OCULTA EM DEUS: É DEUS QUEM ESCOLHE E ATRAI A ALMA


Sois Vós, ó Deus, que escolheis livremente as almas em quem quereis fazer morada permanente, que quereis separar de tudo; purificar, enriquecer, elevar-se, receber-Vos e viver em Vós, para que Vos contemplem de certo modo como Vós mesmos vos contemplais, para que Vos amem como Vós vos amais, para que vivam - sem desconfiança, mas realmente - a Vossa Trindade Santa: 'Não me escolhestes, mas eu vos escolhi ...'.

Sim, só Vós, ó meu Deus, sois quem começa, realiza e termina esta bela obra. É certo que Vós pedis o consentimento e a colaboração da alma para isso acontecer. Mas sois Vós quem mostrais primeiro à alma possuir no fundo de si mesma aquela pérola preciosa, aquele tesouro escondido do Evangelho, ainda desconhecido por ela da sua verdadeira riqueza.

Ela não buscava a verdadeira bem-aventurança onde realmente estava, pois vivia principalmente pelo exterior e no exterior. Não vivia pelo interior e no interior porque não sabia. 'Se conhecesses o dom de Deus!..' Mas, aos poucos, instruístes e a iluminastes para alcançar o entendimento pleno. Seus olhos, atordoados e extasiados, se abrem. Horizontes infinitos e totalmente novos passam a ser refletidos sob uma luz doce e agradável. 

E embora essa mesma luz, na maioria das vezes, não seja projetada em outras realidades distintas da fé, capta melhor essas realidades para serem vistas e vividas. Vós, ó meu Deus, já não sois para a alma um ser distante, vislumbrado confusamente e pensado abstratamente, mas o Deus vivo e presente, a Verdade, a Beleza, a Bondade perfeita e concreta, a Realidade plena. A alma então entende, de uma maneira sensível, que Vós sois tudo e que não há nada para ela fora de Vós e a única e verdadeira riqueza é Vos possuir por completo. Então passa a Vos desejar com fervor ardente e irresistível que, ao mesmo tempo, a assombra e a enleva.

(Excertos da obra 'A Vida Oculta em Deus', de Robert de Langeac; Parte II -  A Ação de Deus; tradução do autor do blog)