terça-feira, 26 de janeiro de 2021

TESOURO DE EXEMPLOS (46/48)


46. VALOR DIGNO DE IMITAÇÃO

O famoso orador P. Sarabia narra o seguinte fato: 'Vivíamos então em plena revolução comunista. As greves socialistas tinham envenenado os nossos operários e cada dia era maior o número dos que militavam sob bandeiras vermelhas. Eram muitos e muito ousados... porque os governos liberais não defendiam os direitos da ordem e da verdade.

Poucas eram as procissões, que, naquele tempo, saíam à rua; em algumas regiões, as poucas que saíam raramente voltavam à igreja em paz sem serem molestadas. Certo dia, em Bilbao, os católicos organizaram uma soleníssima procissão. Todas as forças católicas, levando as suas bandeiras e estandartes, haviam de subir ao santuário de sua rainha e Senhora, a Virgem de Begoña.

E marchavam aquelas filas intermináveis de fervorosos católicos, ao som de magníficos hinos religiosos, com a fronte erguida e o coração tranquilo... e marchavam como quem exerce um direito e representava a verdade e a glória. De repente ouve-se um tiro. Houve um momento de confusão. Soou outro tiro... e logo mais outro... Não restavam dúvidas, os ferozes socialistas estavam escondidos atrás de alguma sacada e dali descarregavam suas armas, impunemente, sobre os católicos. Houve um momento em que as filas se cortaram e alguns correram a esconder-se nas entradas das casas. Mas não foi mais do que um instante.

Logo os presentes se refizeram e subiam até a igreja à frente da santa imagem de sua Rainha e Senhora. E não eram poucos os valentes que se metiam pelas ruas e pelas casas à caça dos covardes que pretendiam estorvar o triunfo da Virgem. Contudo os tiros aumentavam. O alvo preferido era o estandarte da Imaculada carregado pela presidente das Filhas de Maria. Estava já várias vezes perfurado de balas.

Naquele solene e trágico momento, alguns moços marianos aproximaram-se da presidente e disseram-lhe: 'Quando sibilam as balas, as mulheres vão para casa ou para a igreja, e os homens ficam no campo de batalha...' Queriam, pois, que lhe entregassem o estandarte da Imaculada, que eles o defenderiam. Mas as Filhas de Maria agruparam-se em torno de sua bandeira e a heroica presidente respondeu-lhes: 'Levareis este estandarte da Virgem, quando eu e todas as Filhas de Maria tivermos morrido aos seus pés'. E os comunistas, encarniçados inimigos da religião, não puderam impedir que a majestosa procissão chegasse ao Santuário da Nossa Senhora de Begoña. Com que carinho de Mãe não terá recebido a todos a excelsa Rainha e Senhora!

47. DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA

I. Um dia estava o Santo Cura de Ars em êxtase diante de uma imagem de Nossa Senhora. Uma pessoa ouviu este diálogo:
➖ Boa Mãe, sabeis que não pude converter tal pecador. Dai-me sua alma, que por ela levarei o cilício durante oito dias.
Nossa Senhora respondeu:
➖ Eu te concedo isso.
Há outro filho vosso, muito infeliz, do qual nada pude conseguir. Prometo-vos jejuar por ele muito tempo, se me concederes a sua conversão.
➖ Eu te concedo isso também! -  respondeu a Virgem.

II. Ozanam, jovem de 18 anos e quase incrédulo, chegara a Paris. Um dia viu num canto da igreja um venerando ancião que rezava o rosário. Aproximou-se e o observou bem. Era o famoso sábio Ampère. Ozanam ficou comovido, ajoelhou-se e chorou em presença daquele espetáculo. Mais tarde costumava dizer: O rosário de Ampère produziu em mim mais fruto do que todos os sermões e livros de leitura.

48. UM GRANDE DEVOTO DE MARIA

O célebre presidente da República do Equador, Garcia Moreno, assassinado pela maçonaria em 1875, era devotíssimo de Nossa Senhora. Achando-se um dia entre operários irlandeses, que mandara vir dos Estados Unidos para montar uma serraria mecânica, interrogou-os sobre os costumes religiosos de seu país e perguntou-lhes se sabiam algum cântico em honra de Maria Santíssima.

Os bons irlandeses puseram-se logo a cantar. Garcia Moreno ouvia-os cheio de comoção. Terminado o cântico, perguntou:
➖ Vós, irlandeses, amais muito a Nossa Senhora?
➖ Sim, senhor, de todo o coração - responderam.
➖ Então, meus filhos, acrescentou o Presidente, ajoelhemo-nos e rezemos o rosário, a fim de que sempre preserveis no amor e no serviço de Deus.

E todos, ajoelhados ao redor do presidente, rezaram com grande fervor e com os olhos úmidos de pranto, a coroa mariana. Foi na devoção a Nossa Senhora que Garcia Moreno encontrou a força daquela fé viva que, diante dos assassinos, lhe pôs nos lábios, como um grito de desafio, a palavra memorável: 'Deus não morre!'

(Excertos da obra 'Tesouro de Exemplos', do Pe. Francisco Alves, 1958; com adaptações)

ver PÁGINA: TESOURO DE EXEMPLOS