segunda-feira, 17 de setembro de 2018

CRISTO SEM CRUZ


No mundo de hoje, quantos são os católicos de fachada que se multiplicam no meio da Igreja deturpada de seus valores eternos. E isso se deve, em larga medida, à premissa de que seria possível viver e praticar os ensinamentos de Cristo sem a Cruz. Cristo sem Cruz. A catolicidade, esvaída da dor e do sofrimento, transformada em uma religião adocicada de católicos convertidos pelos chamamentos e prazeres estéreis do mundo. 

Cristo sem Cruz permite assumir estandartes e palavras de ordem de quaisquer seitas e doutrinas, ainda que formalmente contrárias aos ditames da autêntica fé cristã. Cristo sem Cruz é joeirar no terreno árido do sentimentalismo e das vicissitudes humanas; é proclamar a turbidez como virtude nas fontes cristalinas da graça;  é fomentar todo tipo de erva e de joio como frutos saudáveis das Santas Vinhas do Senhor. Cristo sem Cruz é viver o heroísmo da fé cristã com a fidelidade e a perseverança de um espantalho.

Sem a Cruz, torna-se fácil ao homem buscar um arremedo de fé nos apelos de um mundo indiferente a Deus, arraigado às frivolidades e comodismos de uma vida vazia. O ecumenismo passa a ser assimilado como causa de tolerância universal. Aceitar as distorções, os abusos, as aberrações, a iniquidade delirante é um atestado de sensibilidade e de sensatez. Mas ai de quem se opõe e se manifesta com veemência contra o domínio do mal: é atacado, ridicularizado, incriminado e perseguido de todas as formas possíveis. Porque a indiferença para com Deus por si só já não basta e é insuficiente, é preciso brandir, cada vez mais e com mais audácia e vigor, a espada do inconformismo contra a ideia de Deus, é preciso blasfemar contra o sagrado, é preciso impor ao mundo inteiro a negação de Deus, a morte de Deus. Enquanto isso tudo não é a realidade de todos, é preciso idolatrar o Cristo sem a Cruz.

Sem a Cruz, o homossexualismo passa a ser tratado com filial condescendência, o aborto é defendido como causa feminista, a eutanásia é uma opção admissível, a promiscuidade torna-se um libelo sexual do livre arbítrio, a iniquidade é aceita impassivelmente nos labirintos do respeito humano como uma personagem a mais nos domínios da graça. Sem a Cruz, basta aos homens serem homens; a ordem moral torna-se um mero pressuposto da razão incendida de questionamentos; a pequenez da alma se defronta com uma certeza: o relativismo do pecado, de todo e qualquer pecado. 

Sem a Cruz, Deus tem dimensões de um grande Anjo da Guarda, que nos indulta sempre de todos os nossos erros e pecados, posto que é infinitamente bom para nos condenar, posto que é infinitamente misericordioso para não nos salvar. Sem a Cruz, a justiça divina não existe, a ira divina não existe, não existe o inferno. A vida ordeira e cotidiana constitui, independentemente das almas ressequidas e duras, uma seara branda, amena e segura nos caminhos da eternidade com Deus. Assim, sempre que nos impacta a presença da morte que porventura se lamenta, vislumbra-se de pronto a certeza tenebrosa de que a alma libertada já pranteia jubilosa as delícias do Céu. Quanta insensatez e loucura!  

Sem a aceitação da dor e do sofrimento, sem as provações das injustiças e das falsas acusações, sem os percalços e dificuldades da vida em família e na sociedade, sem a Cruz de Cristo, não há salvação porque não existe merecimento, não há vida eterna para quem não perdeu a sua vida pelo amor ao Evangelho e porque ninguém - ninguém mesmo - pode entrar nos Céus sem carregar nos ombros a sua própria cruz, tesouro da glória emanado da Cruz de Cristo.

Sob a Cruz de Cristo, são forjadas convicções e não crenças fortuitas. Não há lugar para relativismos e concessões à iniquidade. No bom combate, os soldados de Cristo dão a sua vida em defesa da fé cristã e não se subordinam à covardia das almas tíbias e mornas, das almas insossas e adocicadas de católicos de fachada e de porão! Porque os que creem verdadeiramente vivem na crença confiante e definitiva das palavras do Senhor: 'quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la' (Mc 8, 35). Na Cruz de Cristo, resplandece toda a glória dos Filhos da Luz.
(texto do autor do blog)