quinta-feira, 19 de abril de 2018

O DEMÔNIO DA SUSTENTAÇÃO


É experiência bastante comum constatar que, diante dos sofrimentos e dificuldades na vida, a grande maioria das pessoas manifesta sentimentos de puro desalento, angústia, desespero e não aceitação da realidade da dor. Diante dos infortúnios cotidianos, tendemos a desabar em meio à fragilidade de nossos propósitos e convicções e a perder a clareza e, principalmente, a certeza de que Deus é justo e os seus caminhos são misericórdia e verdade (Tb 3, 2). Nestas horas de provação, o demônio se acerca de nós de forma muito mais incisiva para nos afastar de Deus e ontem, hoje e sempre, a oração é o caminho e o remédio para nos manter na paz e na graça de Deus. 

E, embora revestidos de lamentações e revoltas, a dor e o sofrimento nos impulsionam a cumprir a Santa Vontade de Deus e, por meio dela e da nossa perseverança pessoal, atingirmos um maior estágio de santidade e de graça. Isso Deus concede todos os dias, a toda hora, às almas que Ele quer buscar no mundo, mesmo aquelas que ainda não O conhecem, mesmo aquelas que aparentemente ainda não pareçam pertencer a Ele. Isso é o que acontece com as almas predestinadas, ovelhas do redil ou ovelhas que ainda se encontram perdidas, mas que serão achadas, acolhidas e salvas.

Outras almas, entretanto, se obstinam de tal forma no pecado e na separação de Deus que as provações e os sofrimentos da vida, em vez de resgate de santidade, tenderiam a aviltar ainda mais a alma na impiedade e na revolta contra Deus. E, então, elas ficam à mercê do chamado 'demônio da sustentação'. A vida delas tende a se tornar um mar de calmaria, quase um céu de brigadeiro, não padecem grandes infortúnios e nem passam por experiências impactantes, capazes de promover nelas uma inquietude ou uma incerteza sobre os ditames eternos do bem e do mal.

O demônio da sustentação mantém estas almas incólumes na saúde, fortuna, prazeres e poderes mundanos. A vida cotidiana destas pessoas é uma rotina de experiências fugazes e repetitivas nos seus projetos e escolhas pessoais, tudo ocorre sem atropelos ou imprevistos, e os dias, fins de semana, meses e anos lhes dão a segurança absoluta de que a vida independe de preocupações com valores espirituais, premissas de fé ou o exercício da graça, muito pelo contrário. A religião seria apenas um peso; a fé, uma coisa de crentes coitados; céu e inferno, utopias delirantes; Deus, uma abstração coletiva. 

O demônio da sustentação visita estas almas com especial dedicação e conforto; são almas que estão em sua posse absoluta e não representam obstáculos que possam impor esforços continuados, táticas de persuasão ou armadilhas espirituais; nada disso é necessário, elas são almas tenras e facilmente ordenhadas na direção do abismo. Ao demônio, basta mantê-las atarefadas e confiantes em seus afazeres mundanos e afastados de quaisquer preocupações espirituais. E, para isso, dedica-se com especial predileção a lhes evitar a dor e o sofrimento nesta vida, as angústias que levam o homem à percepção de criatura e de que é apenas um nada. Ele só tem que esperar calmamente a hora da colheita.