sábado, 28 de outubro de 2017

EXERCÍCIOS DO AMOR DIVINO A JESUS (Parte IV)

34 exercícios de amor a Jesus, propostos por São João Eudes, em honra e devoção aos 34 anos de sua vida; um ano no ventre de Maria e 33 de sua vida nesta terra.



PARTE IV

29. Ó amigo querido da minha alma e alma do meu amor, quão triste, quão lamentável e digno de se chorar com lágrimas de sangue, é ver-Vos tão pouco amado e isto até por aqueles que fazem a profissão no Vosso nome! Coisa estranha, nada é passível de tanto amor quanto Vós e parece que não há nada neste mundo menos amado do que Vós. Muitos são os que amam o Vosso Paraíso e as consolações e deleites do Vosso amor - mas ai - talvez um em mil seja capaz de Vos amar pura e desinteressadamente como único anelo de amor! Ó Jesus, meu único anelo de amor, somente busco a Vós, somente a Vós desejo e quero Vos amar sem almejar interesses pessoais ou satisfações, nem as consolações e deleites de quem apenas procura Vosso afeto, mas porque sois infinitamente digno de ser amado por serdes quem sois, sem concessão alguma a quaisquer outras considerações.

30. Quando é que eu Vos amarei, ó Jesus, com tal pureza que possa dizer de verdade: 'Meu Jesus é meu Tudo, nada mais me importa; só Ele me basta e nada quero além dEle, que todo o meu amor seja dado somente para Ele e nada para mim. Não, isso não, não são as alegrias do Vosso reino, nem as consolações e deleites que o Vosso amor me inspiram que me fazem buscar a Vós; somente ao Senhor dos Céus e Deus de toda consolação é a quem tendem todos os anelos do meu coração. E ainda que isso possa ofender Vossa bondade infinita, pensar que seria possível a Vós não me outorgar jamais consolo algum ou qualquer recompensa de glória pelo meu amor, ainda assim eu Vos haveria de amar por serdes infinitamente digno de todo o meu afeto e devoção. Não desejo nada mais do que Vos amar e Vos amar sempre e cada vez mais!'

Ó Jesus, instaurai esses sentimentos e disposições no meu coração e nos corações de todos os homens, particularmente naqueles que mais conheceis e naqueles aos quais Vos ouso pedir de maneira muito especial. Ó Rei dos corações, tomai-os para Vós, são Vossos; todos estes pobres corações foram criados para amar-Vos e anseiam agora viver a não ser de amor por Vós. Aceitai essa minha oferta, aniquilando nestes corações tudo o que se opõe ao Vosso santo amor e incendiando-os com as chamas ardorosas do Vosso amor divino!

Ó, meu Salvador, atraí-os a Vós, cativai-os com os Vossas graças, prendei-os ao Vosso Coração e enterrai-os nele para que se façam pertencer ao número daqueles de quem está escrito no Livro da Vida: Vivent corda eorum in saeculum saeculum -  Seus corações viverão pelos séculos dos séculos (Sl 21, 27), ou seja, seus corações viverão no amor divino e amarão para sempre o Deus do amor e da vida. Ah! Quão felizes esses corações que, por toda a eternidade, não farão nada além de amar, louvar e adorar o adorável e amabilíssimo Coração de Jesus! Bendito seja Aquele que os criou para ser glorificado e amado por eles pelos séculos dos séculos!

31. Ó Deus da minha vida e do meu coração, sempre estais em contínuo exercício de amor para comigo, revestindo-me de Vossa graça e de todas as coisas criadas no céu e na terra para me desvelar o amor que me dedicais, como testemunhado por um dos Vossos servos mais ardorosos, Santo Agostinho: coelum, terra e omnia quae in eis sunt non cessant mihi dicere, ut amem Dominum Deum meum - Que o céu, a terra e todos os seus seres não cessem de me alertarem para amar meu Senhor e meu Deus!

Assim, que tudo o que meus ouvidos ouvem, o que os meus olhos vêem, o que os meus outros sentidos sentem ou pressentem; tudo o que a minha memória, a minha inteligência e a minha vontade possam conhecer e desejar; todos os seres visíveis e invisíveis da ordem da natureza, da graça ou da glória; todas as graças recebidas de Vós, ó meu Deus; todos os Vossos anjos e santos, juntamente com os bons exemplos de suas virtudes e ações louváveis; todas as maravilhas que Vós realizastes em Vossa Mãe Santíssima; todas as perfeições de Vossa essência e divina Pessoa; todos os atributos e mistérios de Vossa divindade e de Vossa humanidade; todas as Vossas graças e virtudes; todos os Vossos pensamentos, palavras, ações e sofrimentos; todos os Vossos passos sobre esta terra; todas as gotas de Vosso Sangue derramado; todas as chagas do Vosso corpo; em uma palavra, tudo que existe na ordem da criação e das coisas incriadas, neste tempo e na eternidade, tudo isso, repito, seja como muitas vozes que proclamem sem cessar, ó meu Jesus, a Vossa infinita bondade e invoquem o Vosso amor por mim e me instruam a Vos amar em igual medida: Amo te, amo te; dilige me, quia ipse prior dilexi te. Dilige Dominum Deum tuum ex toto corde tuo, ex tota anima tua et ex totis viribus tuis - Eu Vos amo, eu Vos amo; amai-me também pois Vos amei primeiro. Amai ao Vosso Senhor e Vosso Deus de todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças!

Ah, meu Senhor e meu Deus, quão bom sois Vós e quão maravilhoso é o Vosso amor por mim! Vós me amais e me procurais ansiosamente, com tanto empenho e dedicação, como se tivésseis necessidade de mim, como se eu tivesse algum valor e como se eu pudesse ser de certa forma algo indispensável. Ansiais tomar-me para Vós e temeis perder-me como a um tesouro inestimável, cuja perda ou posse implicasse a perda da própria felicidade; sondais a minha amizade com a insistência de quem só almejasse isso e na expectativa de que Vossa alegria e glória dependessem do meu afeto e do meu amor; o que mais poderíeis fazer para dispor-me? Ó meu Jesus adorado, ó bondade infinita, eu me desfaço nos abismos insondáveis do Vosso amor! Ó bondade excelsa, como podeis ser tão pouco amado e adorado e tão ofendido e perseguido por aqueles a quem amais com paixão infinita?

Ó coração humano tão endurecido, que não se dobra de ternura diante de tantas vozes suplicantes e amorosas! Quanta frieza tens, que não te inflamam tantas chamas do divino amor! Que fazer, meu Salvador? Como resistir a tantas graças de Vossa bondade infinita? O que devo dizer? O que devo responder ao apelo de tantas vozes que me conclamam a amar-Vos? Minha resposta não poderia ser distinta da resposta do Príncipe dos Vossos Apóstolos: 'Amo te, amo te!' - Eu Vos amo, eu Vos amo! Mas, em vez de responder-Vos assim - ó dor imensa, ó vergonha indescritível -  clamei contra Vós como os ímpios judeus, associando a eles a voz dos meus pecados: Tolle, tolle; crucifige eum (Jo 19, 15) - Fora com Ele, fora com Ele; crucifica-O! Todos os meus pecados, toda a minha ingratidão, as minhas inclinações perversas, meu orgulho e meu amor próprio, minha própria vontade e meus outros vícios, todos os meus maus pensamentos, palavras e ações repreensíveis, todo o mau uso que fiz dos meus sentidos corporais e das faculdades e poderes da minha alma, todo o mal que acalentou guarida em meu ser, são outras tantas vozes delirantes que gritam incessantemente contra Vós: Tolle, tolle; crucifige eum  - Fora com Ele, fora com Ele; crucifica-O!

Ó homem ingrato, insensato e deplorável, é assim que amas Aquele que o ama com tanto amor? É assim que correspondes o amor de Quem tem por ti anseios de amor infinito? É assim que retribuis à Bondade Infinita a infinitude dos favores recebidos? Clamo o meu perdão, Senhor, perdão, a Vós suplico arrependido o meu perdão! Que a Vossa misericórdia me envolva nesta súplica de perdão. Que a Vossa Mãe Santíssima, e todos os Vossos Anjos e Santos se prostrem aos Vossos pés para interceder por mim, pecador miserável! Que todas essas vozes que me conclamam o dever e a necessidade de Vos amar em plenitude, também clamem diante do trono da Vossa realeza,  com toda a humildade, contrição e arrependimento que existiram ou hão de existir: 'Perdão, Senhor, perdão; tende misericórdia deste pobre pecador!'

Ó meu Salvador de tão grande misericórdia, eu Vos suplico, recebei e aceitai com agrado os propósitos que Vos faço de ora em diante. Ó meu Jesus tão amado, uma vez que sempre me amastes e tudo fizestes para me oferecer Vosso amor sem medidas, eu quero também corresponder ao Vosso amor com a pequenez de minhas possibilidades e recursos. E, assim, ainda que eu pudesse imaginar o impossível de não ter nenhum dever de Vos amar, eu Vos amaria com toda a minha alma e com todas as forças do meu ser.

Para este fim, se tal for do Vosso agrado, quero que todos os meus pensamentos, palavras e ações, todos os sentidos do meu corpo, todas as faculdades e potências da minha alma, as minhas respirações, as batidas do meu coração, todo fluxo de sangue em minhas veias, todos os instantes da minha vida, tudo o que foi, é e será em minha vida, mesmo os meus pecados se possível for, pelo poder da Vossa sabedoria, prover o bem do mal em favor dos que Vos amais, eu quero, repito, que tudo isso se converta em muitas outras vozes que, com todo o amor do céu e da terra, clamem sem cessar e eternamente para Vós: 'Amo te, amo te, etiam, Domine Jesu, amo te!  - Eu Vos amo, Eu Vos amo; sim Senhor Jesus, eu Vos amo! E se alguma coisa em mim, em meu corpo ou em minha alma, expressar o contrário, que seja arrancada de mim e destruída, aniquilada como pó e lançada aos ventos!

32. Ó meu Jesus, é meu desejo que tudo o que existiu, existe e há de existir, na ordem da natureza, da graça e da glória, tanto no céu como na terra e no próprio inferno, proclame sempre as mesmas palavras repetidas pelos séculos sem fim a meu favor: 'Amo te, amo te, Domine Jesu' - Eu Vos amo, Eu Vos amo, ó meu Senhor Jesus! Este é o propósito a que submeto todas as coisas que, sendo minhas, me foram dadas como meios de vos amar em plenitude, ó Deus único que habita o meu coração!

33. Desejo ainda, ó meu Jesus, que todas as potências de Vossa divindade e de Vossa santa humanidade, todos os Vossos atributos e mistérios, todas as Vossas qualidades, virtudes, pensamentos, palavras, ações e sofrimentos, todas as Vossas chagas sagradas, todas as gotas do Vosso precioso Sangue, todos os momentos da Vossa eternidade (se fosse possível dizer assim) e tudo o que é ou que tenha existido em Vosso corpo, alma e divindade, tudo sejam outras tantas vozes que proclamem sempre por mim a Vós: Amo te, amantissime Jesu, amo te, bonitas infinita, amo te ex toto corde meo, ex tota anima mea, et ex totis viribus meis, et magis atque magis amare volo - Eu Vos amo, ó amantíssimo Jesus; eu Vos amo, bondade infinita; eu Vos amo de todo o meu coração, com toda a minha alma, com todas as minhas forças e, cada vez mais, quero sempre Vos amar!

Em suma, eu quero, ó meu Salvador, se tal for também Vosso desejo, que não haja nada em meu ser e em minha vida, nem no meu corpo, nem na minha alma, nem neste tempo, nem na eternidade, que não seja transformado em chamas ardentes de amor por Vós! E para que esses meus anseios e desejos sejam tão eficazes quanto sinceros, quero que tudo isso se faça, não com minha frágil vontade humana e natural, tão indigna de aspirar por um amor tão sublime, mas pela Vossa divina vontade, ó meu Jesus, onipotente e irresistível, que também passa a ser minha por Vossa concessão à minha mísera condição humana. Ó meu Senhor, se eu tivesse o mesmo poder que a vontade que tenho de Vos amar, tornaria realidade todos estes meus desejos e ânsias por Vosso amor. Mas, o que me cabe é tão somente desejar; o agir é Vosso domínio, porque tudo podeis e sempre satisfazeis os desejos e as vontades daqueles que Vos amam e glorificam!

Concedei-me, pois, eu Vos imploro, estes meus desejos; eu Vos suplico tudo isso pelo que sois, isto é, pela Vossa bondade e misericórdia, por tudo que amais e por todos que Vos amam no céu e na terra, e tudo para Vossa maior glória e louvor! Como Vossa vontade é a minha, e como ouso desejar tudo com a Vossa vontade, tenho a convicção absoluta em Vossa infinita bondade que todos os meus anseios serão cumpridos, de acordo com os Vossos santos desígnios e as intenções propícias à Vossa glória e realeza.

34. Ó bom Jesus, quando será que nada terei em mim que se oponha ao Vosso amor? Eu compreendo bem: isso não pode acontecer neste mundo, mas apenas no céu. Ó céu, como o desejo, pois somente então serei capaz de amar Jesus dignamente, somente então há de reinar em plenitude o amor divino, e somente então os corações poderão vibrar unicamente por amor a Deus! Ó terra, ó mundo, ó corpo, prisão escura da minha alma, quão insustentáveis sois! Ai de mim, quem me livrará desse corpo carnal e perecível? Será preciso ainda permanecer por muitos anos neste miserável exílio, nesta terra inóspita e hostil, nesses lugares de pecado e maldição?

E quando há de chegar o dia, a hora e o instante tão ansiados em que eu, finalmente, possa começar a amar perfeitamente o meu Deus e Salvador? Ah! meu Jesus, meu querido Jesus, meu amadíssimo Jesus, não poderei nunca Vos amar como mereceis! Ó Deus das misericórdias, não havereis de olhar com compaixão o meu infortúnio e não ouvireis as minhas súplicas e gemidos? Meu Senhor e meu Deus, ouvi as minhas súplicas; a Vós clamo, a Vós anseio e a Vós me ofereço por inteiro no meu amor humano; Vós bem o sabeis: ninguém mais quero nem no céu nem na terra, na vida ou na morte, pois somente Vós sois digno de todo o meu amor.

Ó Mãe de Jesus, ó anjos, santos e santas de Deus, ó criaturas de Deus! Tende piedade do meu horrível martírio; intercedei por mim diante de Jesus, para que amando-O sobre todas as coisas e com amor de plenitude, seja manifesto que nada anseio neste tempo e na eternidade que não seja tão somente o puro amor: nem o céu, nem as glórias e as belezas do Paraíso, nem os deleites das graças, mas somente e tão somente o amor de Jesus. Ó meu Jesus, este amor é a razão do meu viver e para o qual anseio desígnios da Vossa divina misericórdia para que, consumido nas chamas ardentes do puro amor, eu possa estar em breve no reino eterno do Vosso amor! 'Amém. Vinde, Senhor Jesus!' (Ap 22, 20). Vinde, minha vida; vinde minha luz, meu amor, meu tudo, vinde até mim para aniquilar tudo no meu ser que possa se opor ao império do Vosso amor. Vinde me envolver num incêndio de amor a Vós, Senhor! Vinde e atraí-me a Vós e me transporteis ao lugar onde reina o amor verdadeiro e perfeito, o lugar onde tudo é amor e amor eterno, contínuo, indefinido e invariável. Ó meu Jesus, meu Jesus, a quem amo de todo o meu coração, vinde, não tardeis!

(versão para o português do autor do blog)