terça-feira, 26 de abril de 2016

15 DITOS ESPIRITUAIS DE SÃO JOÃO CRISÓSTOMO


1. O homem é mais precioso aos olhos de Deus do que a criação inteira: é para ele que existem o céu e a terra e o mar e a totalidade da criação, e é à salvação dele que Deus atribuiu tanta importância que nem sequer poupou seu Filho único em seu favor. Pois Deus não cessou de tudo empreender para fazer o homem subir até Ele e fazê-lo sentar-se à sua direita.

2. Não te afaste da Igreja: nada é mais forte do que ela. Ela é a tua esperança, o teu refúgio. Ela é mais alta que o céu e mais vasta que a terra. Ela nunca envelhece.

3. Pedro, na verdade, ficou para nós como a pedra sólida sobre a qual se apoia a fé e sobre a qual está edificada a Igreja. Tendo confessado ser Cristo o Filho de Deus vivo, foi-lhe dado ouvir: 'Sobre esta pedra – a da sólida fé – edificarei a minha Igreja' (Mt 16,18). Tornou-se, enfim, Pedro, o alicerce firme e fundamento da Casa de Deus, quando, após negar a Cristo e cair em si, foi buscado pelo Senhor e por ele honrado com as palavras: 'apascenta as minhas ovelhas'(Jo 21,15). Dizendo isto, o Senhor nos estimulou à conversão, e também a que de novo se edificasse solidamente sobre Pedro aquela fé, a de que ninguém perde a vida e a salvação, neste mundo, quando faz penitência sincera e se corrige de seus pecados.

4. Vais participar da eucaristia? Então, não humilhes teu irmão. Não desprezes o faminto. Tu fazes memória de Cristo e desprezas o pobre? Tu não ficas horrorizado? Bebeste o Sangue do Senhor e não reconheces teu irmão? Ainda que o tenhas desconhecido antes, deves reconhecê-lo nesta mesa. Tu, que recebeste o pão da vida, não faças obra de morte.

5. A ajuda aos pobres é mais importante que o jejum e a virgindade, pois nos torna a todos o povo de Jesus Cristo.

6. Onde existe a cólera aí não habita o Espírito Santo.

7. Não é absurdo pores tanto cuidado nas coisas do corpo, a ponto de já desde muitos dias antes da festa preparares uma roupa belíssima, e te adornares e embelezares de todas as maneiras possíveis, e, no entanto, não tomares nenhum cuidado com a tua alma, abandonada, suja, esquálida, consumida de fome?

8. Nada vale tanto como a oração. Ela torna possível aquilo que é impossível, fácil o que é difícil. É impossível que o homem que reza continue pecando.

9. Nada te pode fazer tão imitador de Cristo como a preocupação pelos outros. Mesmo que jejues, mesmo que durmas no chão, mesmo que, por assim dizer, te mates, se não te preocupas com o próximo, pouca coisa fizeste, muito ainda distas da imagem do Senhor.

10. Qual proveito pode ter Jesus, se o seu altar está coberto de vasos de ouro, enquanto ele próprio morre de fome nas pessoas dos pobres?

11. Não há diferença alguma em dar ao Senhor e dar ao pobre, pois Ele mesmo disse: ‘quem dá a estes pequenos é a mim que dá'.

12. O homem mais poderoso é o que reza, porque se faz participante do poder de Deus.

13. A oração nos acostuma a falar com Deus.

14. Quando o espiritual nos chama, não há ocupação alguma que seja necessária.

15. Quem é humilde é útil a si e aos outros.