segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

ORAÇÕES DE SANTO AGOSTINHO (I)


Senhor, se apresentarmos diante de Vós os nossos erros e as feridas que deles recebemos, é bem pouco o que sofremos pelo que bem mais merecemos. Sentimos dor por pecar, mas não rejeitamos a nossa obstinação pelo pecado.

A nossa natureza fragilizada é esmagada sob as Vossas chagas, mas nossos maus caminhos permanecem inalterados. O espírito se atormenta, mas a dura cerviz não se dobra. A vida palpita em dores e não se corrige. Se contemporizas conosco, não nos emendamos; se nos punis, não nos conformamos.

Quando acusados, admitimos que podemos ser culpados; uma vez sentenciados, esquecemos a culpa. Se Vós nos quiserdes impor penas, fazemos todas as promessas; se recolheis a espada, esquecemos todas elas. Se nos ameaçais com flagelos, clamamos por nos poupar; uma vez poupados, tendemos a provocar outra vez a Vossa ira.

Diante das dificuldades, suplicamos por um tempo para arrepender-nos; se a misericórdia vem em nosso auxílio, abusamos da vossa tolerância para conosco. Mesmo quando nossas feridas são mal curadas, nossa ingratidão tudo esquece. Se por acaso nos ouvis de pronto, tomamos posse de Vossa misericórdia; se é lento o Vosso consolo, nos transbordamos de impaciência. Queremos a Vós, Senhor, para manter o que temos feito, mas não tememos desconsiderar o que quereis que tivéssemos feito.

Por isso imploramos o Vosso auxílio, mesmo antes de colocar diante de Vós os males e as tristezas devidas aos nossos pecados. Com as nossas orações, invocamos a Vossa misericórdia, a mesma misericórdia que tem sido tão desprezada pelos nossos pecados. Levantai-nos do erro pela Vossa magnanimidade, ó Senhor, Nosso Deus, para que, na comunhão de salvação e na alegria da caridade, enquanto ainda temos tempo para sermos salvos, possamos regozijar-nos na fé e na paz junto com todas as nações. Por meio de Jesus Cristo, Nosso Senhor, que vive e reina na unidade com o Pai e o Espírito Santo num só Deus. Amém.