quinta-feira, 17 de julho de 2014

ORAÇÃO: REGINA COELI


Hino religioso que expressa a santa alegria do período pós-pascal (Domingo de Páscoa até o domingo da Santíssima Trindade), provavelmente composto entre os séculos IX e XII, de autoria desconhecida, embora com referências ao Papa Gregório V (998). Sua utilização original parece ter sido em Roma, na forma de uma antífona para as Vésperas na Páscoa. O versículo de conclusão não constitui parte integrante da oração original.

Uma lenda interessante em torno desta oração associa a sua autoria a São Gregório Magno. A lenda conta que, no ano de 596, durante a época da Páscoa, a peste assolava Roma. São Gregório Magno organizou, então, uma procissão para ser realizada em súplica a Deus pelo fim da epidemia. No dia marcado, reuniu-se de madrugada com todo o clero na igreja de Ara Coeli, início da procissão. Ao passar pelo Castelo de Adriano, como era chamado na época, vozes foram ouvidas do céu cantando o Regina Coeli. O Papa, surpreso e embevecido com o coro dos anjos, respondeu em voz alta: 'Ora pro nobis Deum, alleluia!' Naquele momento, um anjo apareceu em uma luz gloriosa que, desembainhando sua espada, fez cessar de imediato toda peste. Em lembrança a este acontecimento milagroso, o nome do castelo foi alterado para Santo Ângelo e as palavras do hino angelical foram inscritas no pórtico da Igreja de Ara Coeli.

V. Regina cœli (caeli), lætare, alleluia.
R. Quia quem meruisti portare, alleluia.

V. Resurrexit, sicut dixit, alleluia.
R. Ora pro nobis Deum, alleluia.

V. Gaude et lætare, Virgo Maria, alleluia.
R. Quia surrexit Dominus vere, alleluia.

Oremus: Deus, qui per resurrectionem Filii tui, Domini nostri Iesu Christi, mundum lætificare dignatus es: præsta, quæsumus; ut per eius Genetricem Virginem Mariam, perpetuæ capiamus gaudia vitæ. Per eumdem Christum Dominum nostrum. Amen.


V. Rainha do céu, alegrai-vos! Aleluia!
R. Porque quem merecestes trazer em vosso seio. Aleluia!
V. Ressuscitou como disse! Aleluia!
R. Rogai a Deus por nós! Aleluia!

V. Exultai e alegrai-Vos, ó Virgem Maria! Aleluia!
R. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente! Aleluia.

Oremos: Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do Vosso Filho Jesus Cristo, Senhor Nosso, concedei-nos, Vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.