segunda-feira, 30 de junho de 2014

OS SANTOS E O PURGATÓRIO

'Devemos ajudar aos que se acham no purgatório. Seria por demais insensível quem não auxiliasse um ser querido encarcerado na terra; mais insensível ainda é o que não auxilia a um amigo que está no purgatório, pois não há comparação entre as penas deste mundo e as de lá'.

(São Tomás de Aquino)

'Se soubéssemos como é grande o poder das boas almas do Purgatório [em nosso favor] sobre o Coração de Jesus, e se soubéssemos também quantas graças poderíamos obter por intercessão delas, é certo, não seriam tão esquecidas'.

(São João Batista Vianney, o Cura D'Ars)

'A alma justa, ao sair de seu corpo, vendo em si mesma alguma coisa que empana a sua inocência primitiva e se opõe a sua união com Deus, experimenta uma aflição incomparável; e como sabe muito bem que este impedimento não pode ser destruído senão pelo fogo do purgatório, desce ali subitamente e com plena vontade (…) Sabendo que o purgatório é o banho destinado a lavar estas espécies de manchas, corre até ele (…), pensando muito menos nas dores que lhe esperam do que na felicidade de encontrar ali sua primitiva pureza'.

(Santa Catarina de Gênova)

'Se Jesus Cristo disse que há faltas que não serão perdoadas nem neste mundo nem no outro, é sinal de que há faltas que, sim, são perdoadas no outro mundo'.

(São Gregório Magno)

'Sepultem meu corpo onde queiram, porém lhes peço que, de onde quer que estejam, recordem-se de mim diante do altar do Senhor'.

(Santa Mônica)

'Que se recordem com piedoso afeto daqueles que foram meus pais na terra… para que aquilo que minha mãe me pediu no último instante, seja-lhe concedido mais abundantemente pelas orações de muitos, provocadas por estas Confissões e não unicamente pelas minhas orações' (...) 'O sofrimento do purgatório é muito mais penoso que tudo o que se pode sofrer neste mundo'.

(Santo Agostinho)

'Se o Senhor promete ser misericordioso para com os que praticam misericórdia: “Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia” (Mt 5, 7), com muita razão pode esperar a salvação quem procura socorrer as almas do purgatório, tão aflitas e tão caras a Deus'.

(Santo Afonso Maria de Ligório)