quarta-feira, 30 de abril de 2014

A FÉ EXPLICADA (XV)

Há Conciliação Possível entre a Igreja e a Maçonaria?

Não há conciliação possível entre a Santa Igreja e a Maçonaria, como pode ser atestado por vários e diferentes documentos, proclamados, em épocas diversas, pela Santa Igreja. Consideremos três destes documentos, como exemplos.

DECLARAÇÃO SOBRE A MAÇONARIA (1983)

Foi perguntado se mudou o parecer da Igreja à respeito da maçonaria pelo fato que, no novo Código de Direito Canônico, ela não vem expressamente mencionada como no Código anterior. Esta Sagrada Congregação quer responder que tal circunstância é devida a um critério redacional seguido também quanto às outras associações igualmente não mencionadas, uma vez que estão compreendidas em categorias mais amplas.

Permanece portanto imutável o parecer negativo da Igreja a respeito das associações maçônicas, pois os seus princípios foram sempre considerados inconciliáveis com a doutrina da Igreja e, por isso, permanece proibida a inscrição nelas. Os fiéis que pertencem às associações maçônicas estão em estado de pecado grave e não podem aproximar-se da Sagrada Comunhão.

Não compete às autoridades eclesiásticas locais pronunciarem-se sobre a natureza das associações maçônicas com um juízo que implique derrogação de quanto foi acima estabelecido, e isto segundo a mente da Declaração desta Sagrada Congregação, de 17 de Fevereiro de 1981 (cf. AAS 73, 1981, p. 240-241).

O Sumo Pontífice João Paulo II, durante a Audiência concedida ao subscrito Cardeal Prefeito, aprovou a presente Declaração, decidida na reunião ordinária desta Sagrada Congregação, e ordenou a sua publicação. Roma, da Sede da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, 26 de Novembro de 1983.

Joseph Card. RATZINGER
Prefeito

+ Fr. Jérôme Hamer, O.P.
Secretário

http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_19831126_declaration-masonic_po.html

INCONCIABILIDADE ENTRE FÉ CRISTÃ E MAÇONARIA (1985)

Para dissolver quaisquer dúvidas,  a Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé promulgou um novo documento, datado de 11 de março de 1985, ratificando esta conciliação impossível com base em termos morais, filosóficos e doutrinais:

'Mesmo quando, como já se disse, não houvesse uma obrigação explícita de professar o relativismo como doutrina, todavia a força “relativizante” de uma tal fraternidade, pela sua mesma lógica intrínseca tem em si a capacidade de transformar a estrutura do ato de fé de modo tão radical que [isto] não é aceitável por parte de um cristão'.

http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_19850223_declaration-masonic_articolo_po.html

Este documento ressalta a peça demolidora do Magistério da Igreja contra a Maçonaria: a Encíclica Humanum Genus de Leão XIII de 20 de Abril de 1884.

ENCÍCLICA HUMANUM GENUS DE LEÃO XIII (1884)

'Não mais fazendo qualquer segredo de seus propósitos, eles [os maçons] estão agora abruptamente levantando-se contra o próprio Deus. Eles estão planejando a destruição da Santa Igreja publicamente e abertamente, e isso com o propósito estabelecido de despojar completamente as nações da Cristandade, se isso fosse possível, das bênçãos obtidas para nós através de Jesus Cristo nosso Salvador …  (item 2)

(...) esta sé apostólica denunciou a seita dos maçons, e publicamente declarou sua constituição, como contrária à lei e ao direito, perniciosa tanto à Cristandade como ao Estado; e proibiu qualquer um de entrar na sociedade, sob as penas que a Igreja costuma infligir sobre as pessoas excepcionalmente culpadas ... (item 6)

(…) a doutrina fundamental dos naturalistas, que eles tornam suficientemente conhecida em seu próprio nome, é que a natureza humana e a razão humana deveria em todas as coisas ser senhora e guia. Eles ligam muito pouco para os deveres para com Deus, ou os pervertem por opiniões errôneas e vagas. Pois eles negam que qualquer coisa tenha sido ensinada por Deus; eles não permitem qualquer dogma de religião ou verdade que não possa ser entendida pela inteligência humana, nem qualquer mestre que deva ser acreditado por causa de sua autoridade...  (item 12)

(…) abertamente declaram, o que em segredo entre eles mesmos têm por um longo tempo planejado, que o poder sagrado dos Pontífices deve ser abolido, e que o próprio papado, fundado por direito divino, deve ser totalmente destruído... (item 15)

(…) eles não mais consideram como certas e permanentes aquelas coisas que são totalmente entendidas pela luz natural da razão, tais como certamente são – a existência de Deus, a natureza imaterial da alma humana, e sua imortalidade ... a seita permite grande liberdade aos seus membros juramentados por voto, de modo que para cada lado é dado o direito de defender a sua própria opinião, ou de que há um Deus, ou de que não há nenhum ... (item 17)

No final da encíclica, a condenação explícita e duríssima contra a maçonaria é feita associada a uma contundente recomendação aos bispos da Igreja (item 31):

(...) Nós desejamos que o vosso primeiro ato seja arrancar a máscara da Maçonaria, e deixar que ela seja vista como realmente é; e por sermões e cartas pastorais instruir o povo quanto aos artifícios usado pelas sociedades deste tipo para seduzir os homens e persuadi-los a entrar em suas fileiras, e quanto à perversidade de suas ações e à maldade de seus atos ... Pode parecer a alguns que os Maçons não exigem nada que seja abertamente contrário à religião e à moral; mas, como todo princípio e objetivo da seita está naquilo que é vicioso e criminoso, ajuntar-se com estes homens ou em algum modo ajudá-los não pode ser legítimo.

http://www.vatican.va/holy_father/leo_xiii/encyclicals/documents/hf_l-xiii_enc_18840420_humanum-genus_po.html

Observação Complementar: a Maçonaria não tem uma 'cara' única, embora as diversas Lojas Maçônicas sejam muitas (e existam entidades ainda mais secretas, além dos graus mais elevados da maçonaria clássica). Basta considerar, entretanto, que o Rotary foi fundado pelo maçon Paul Harris; que o Lions foi fundado pelo maçon Melvin Jones; que a entidade do DeMolay foi fundada pelo maçon Frank Sherman Land e os próprios Escoteiros constituem um grupo fundado pelo maçon Robert Baden Powell. Assim, como instituições co-irmãs da maçonaria, recaem sobre elas as mesmas condenações explícitas da Santa Igreja à maçonaria.