domingo, 29 de abril de 2012

ORAÇÕES DA SEMANA - SEXTO DIA


SEXTO DIA - A BOCA

Hoje, meu Deus, eu queria Vos consagrar a minha boca. Eu sei que, muitas vezes, minha boca tem sido instrumento de ofensas, de orgulho e vaidades, do julgamento fácil e de mentiras. Eu consagro a Vós, neste dia, minha boca fechada a toda palavra inútil, a toda voz de intolerância, cumplicidade ou agressão. Que, no dia de hoje, eu tenha o firme propósito de tornar a minha boca em um instrumento de retidão e amor cristão e que todas as palavras proferidas por mim, no dia de hoje, possam chegar sem reservas ao Vosso Imaculado Coração e possam ressoar sem ecos  sobre todos os telhados do mundo.

sábado, 28 de abril de 2012

MISSIONÁRIO APOSTÓLICO

28 DE ABRIL -  SÃO LUÍS GRIGNION DE MONTFORT


Missionário do Espírito Santo e da Virgem Santíssima, São Luís Maria Grignion de Montfort foi o portador da graça divina de uma mensagem de transcendência extraordinária: a necessidade de uma devoção ardente à Mãe de Deus e do conhecimento da missão ímpar de Nossa Senhora no Segundo Advento do seu Filho. Nasceu em 31 de janeiro de 1637 em Montfort (França), sendo ordenado sacerdote em 1700. Em 1706, foi recebido pelo Papa Clemente XI que, confirmando a sua vocação missionária, outorgou-lhe o título de 'Missionário Apostólico'. Nesta missão, combateu duramente a doutrina jansenista na França, que, crendo na predestinação, apresentava um Deus tirânico e sem misericórdia. Fundou três instituições religiosas: a Companhia de Maria (congregação de sacerdotes missionários), as Filhas da Sabedoria (freiras dedicadas à assistência aos doentes nos hospitais e à instrução de meninas pobres) e os Irmãos de São Gabriel (congregação de leigos voltados para o ensino). Escreveu várias obras, dentre ela o 'Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem', referência básica da mariologia cristã. Morreu em 28 de abril de 1716, aos 43 anos e apenas 16 anos como sacerdote, em Saint-Laurent-sur-Sèvre (França). Foi beatificado em 1888 e canonizado em 1947, pelo Papa Pio XII.

Consagração Montfort à Jesus por Maria (ver 'Vida de Oração')

quinta-feira, 26 de abril de 2012

DA VIDA ESPIRITUAL (5)

Como  homem, tu e eu, somos parte integrante da grande obra do Pai. Tua vida deve ser um somatório constante de minutos (segundos!) de filial observância aos preceitos Dele, de confiança plena, de um abandono completo à vontade do Pai como instrumento vivo de Deus entre os homens. Nada mais te compete como cristão, nenhum sopro do mundo deve ser o bastante para outorgar-te ideal de caminhada! Teu papel, meu filho espiritual, é o de um soldado de Cristo, nenhum outro te convém. Arma-te com o escudo da sabedoria divina, inflama-te com a confiança inabalável dos que aspiram ainda aqui anelos de eternidade; desta santa embriaguez, transforma-te em forja e cadinho, para moldar consciências e gerar espíritos ávidos da Verdade. Então, serás luz e fogo, razão e coração, para se fazer apóstolo destes últimos tempos, legado de um Deus que se imolou para a salvação de todos!

terça-feira, 24 de abril de 2012

ORAÇÕES DA SEMANA: QUINTO DIA

QUINTO DIA - OS OLHOS


Hoje, meu Deus, eu queria Vos consagrar os meus olhos. Não estes olhos acostumados a ver apenas a pintura dourada de coisas sem vida ou  hipnotizados pelas imagens foscas e distorcidas de filmes ou da televisão. Eu consagro a Vós, neste dia, meus olhos concebidos para contemplar as maravilhas do Vosso Amor, em cada um dos meus irmãos e em todas as obras de Vossa criação. Que, no dia de hoje, o meu firme propósito seja o de fechar os meus olhos aos prazeres e imagens do mundo e torná-los, verdadeiramente, espelhos de minha alma destinada a ser reflexo cristalino da Luz que emana do Vosso Amantíssimo Coração.

DA VIDA ESPIRITUAL (4)




Senhor! Que o meu corpo não exale odor de obra temporária, mas que as minhas ações confirmem que a minha alma está destinada à vida eterna.

domingo, 22 de abril de 2012

SOLA SCRIPTURA INSANA

É bem sabido o sentido simbólico dos números nas Sagradas Escrituras. No contexto mais superficial desta numerologia, repete-se aqui e ali o bordão de '15 razões porque sou protestante, 15 razões porque deixei de ser católico' e outras 15 variantes do mesmo estrabismo espiritual. São 15, e podiam ser 150, que sempre se reduzem a uma só: o que não estiver explícito com todas as letras nas Sagradas Escrituras, é destituído de crença e, portanto, produto do reducionismo da Palavra de Deus. E, assim, Purgatório, Missa, Papa e os Santos da Igreja são impelidos na fornalha dos crentes como matéria sem valor algum. Vale o que está escrito, e impõe-se total descrédito (quando não se atribui tais intervenções à ação do demônio) sobre tudo que é fruto da Tradição ou História da Revelação. Impõe-se o dogma do homem sobre o Evangelho de Deus: a Sola Scriptura. Nada pode ser acrescentado às Escrituras, venha de onde vier, seja lá o que for; tudo o que estiver além do que está registrado nas Escrituras deve ser peremptoriamente rejeitado por princípio. Nesta insana via, dolorosa via, ouso fazer meros 5 comentários (sem quaisquer simbolismos numéricos):

1. A  Bíblia não é essencial para se chegar à salvação. Se isto fosse verdade, a maioria das pessoas que existiram antes da invenção da imprensa teriam necessariamente perdido o céu. Portanto, a Bíblia não pode ser Tudo e não pode ser o único caminho para a salvação.

2. Nas próprias Escrituras, encontramos palavras demolidoras desse culto restritivo ao final do Evangelho de São João: 'Há, porém, muitas outras coisas que Jesus fez e que, se fossem escritas uma por uma, creio que o mundo não poderia conter os livros que se escreveriam' (Jo 21,25). Portanto, muitas outras coisas reveladas por Jesus não estão impressas nas Escrituras, mas foram transmitidas oralmente pelos apóstolos - o que chamamos hoje de Tradição da Igreja. E, exatamente por isso, porque a Verdade deveria ser difundida primariamente pela palavra falada em vez da palavra escrita, é que Jesus conclamou aos seus discípulos nos termos gerais: 'Ide e ensinai' (Mc 16, 15-20).

3. Ao se impor a validade absoluta das Escrituras, o protestante aniquila toda a riqueza espiritual da Tradição Oral e das Revelações, esvazia por completo os méritos e as graças extraordinárias passíveis de obtenção pela mediação da Virgem Maria (Nossa senhora foi tão exaltada por Deus exatamente porque se fez a serva mais humilde Dele e, é de concluir, portanto, que tal humildade relativizou profundamente a sua presença nas Escrituras, para glória de Deus e louvor de Cristo; para os protestantes,no entanto, isto implicou evidentemente no contrário, ou seja, um absurdo desdém e apequenamento do papel de Maria no plano salvífico do Pai), exclui o mérito dos Santos da Igreja, descartam o tesouro da Eucaristia e das indulgências, fomentam o relativismo cristão (as Sagradas Escrituras permitem livre interpretação, propiciando, assim, um número incontável de escolas protestantes) e, evidentemente, deturpam e achincalham a Verdadeira Igreja de Cristo, dada em caráter personalíssimo a Pedro: '... e sobre esta pedra eu edificarei Minha Igreja' (Mt 16, 18).

4. Os nossos irmãos afastados da Fé Verdadeira comportam-se como milhões de Tomés: 'o que eu não puder ler nas Sagradas Escrituras sobre o que Jesus fez ou falou nessa Terra, eu não acreditarei'. Seriam apenas incrédulos. Mas, infelizmente, são mais do que isso. Ao se portarem como doutos e auto-suficientes da Palavra de Deus, levam o livre arbítrio às últimas consequências do orgulho desmedido e da presunção inescrupulosa, tornando-se, então, transgressores da Verdade e devotos do Pai da Mentira.

5. Da mesma forma que um católico deve e precisa se alimentar da Palavra de Deus transcrita nas Sagradas Escrituras, como fonte segura e de valor inestimável para a sua vida espiritual, ao protestante cabe tarefa muitíssimo maior: admitir a sua pequenez como Filho de Deus, eximir-se definitivamente da aura de doutor da lei e converter-se à única Igreja de Cristo, fora da qual não há salvação. 

sábado, 21 de abril de 2012

ORAÇÕES DA SEMANA: QUARTO DIA


QUARTO DIA -  A MENTE


Hoje, meu Deus, eu queria Vos consagrar a minha mente. Meus pensamentos viajam o mundo inteiro e minha imaginação constrói a toda hora castelos de areia e a utopia das glórias humanas. Eu consagro a Vós, neste dia, a minha mente e meus pensamentos em atos de louvor e glória ao meu Senhor e meu Deus. Que, durante várias vezes ao longo do dia de hoje, eu tenha o firme propósito de concentrar completamente os meus pensamentos em Vossa Santa Presença e ligar minha consciência de Filho de Deus à corrente de louvores e graças que se proclamam sem cessar, e por todo o sempre, à Vossa Glória em toda a Terra e nos Céus.

DA VIDA ESPIRITUAL (3)

Lembra-te: a Ressurreição seguiu-se ao Calvário; à plenitude do Espírito antecedeu agônica prova de dor, desprezo e humilhação. A vida eterna não é prêmio à indiferença e ao anonimato de homens zelosos de sua comodidade; afasta-te dos míseros prazeres que forjam os indolentes e os tolos, naus à deriva condicionados pelo lastro da tibieza e da mesquinhez de uma vida artificial e vazia. É preciso quebrar as trancas, arrebentar as portas e implodir as vigas de nossas almas estéreis e plúmbeas; é mister viver como elo da Verdade absoluta como cidadão do mundo! Não existe a Perfeição se há cristãos no mundo, mas se não há um mundo cristão! Eis, filho, a tua gigantesca missão, o legado do próprio Filho de Deus para os filhos deste mundo: “Sede perfeitos como o meu Pai Celestial é perfeito!” 

sexta-feira, 20 de abril de 2012

ORAÇÕES DA SEMANA: TERCEIRO DIA


 TERCEIRO DIA -  OS PÉS


Hoje, meu Deus, eu queria Vos consagrar os meus pés. Sou como um andarilho sem rumo, perdido na selva de ruas e praças, dos atalhos e  estradas sem fim deste mundo. Eu consagro a Vós, neste dia, meus pés e meus passos firmes e decididos que rumam ao Vosso encontro. Que, no dia de hoje, o meu firme propósito seja o de ser peregrino das coisas do Céu,  tornando meus pés ágeis instrumentos de caminhada, a seguir fielmente os Vossos passos e que, assim, eles possam me conduzir pelas sendas do Caminho, da Verdade e da Vida Eterna.

DA VIDA ESPIRITUAL (2)





Ninguém se purifica pela água se não conhecer primeiro o batismo pelo fogo. Lembra-te sempre que a dor é a janela por onde tua alma pode fugir das prisões dos instintos e das masmorras do mundo!

terça-feira, 17 de abril de 2012

ORAÇÕES DA SEMANA: SEGUNDO DIA

 SEGUNDO DIA  -  OS OUVIDOS


Hoje, meu Deus, eu queria Vos consagrar os meus ouvidos. Eles, sempre alertas para as vozes do mundo, me enchem das palavras, dos sons, dos gritos e do vozerio das vidas lá fora. Eu consagro a Vós, neste dia, meus ouvidos fechados ao mundo e abertos à Vossa Voz; que, no silêncio de alguns minutos ao longo deste dia, eu tenha o firme propósito de ouvir a Vossa Voz no íntimo do meu coração e possa transformar este silêncio de instantes numa oração que, sem tocar meus ouvidos, tenha a força de mil trombetas ressoando nos céus.

sábado, 14 de abril de 2012

ANENCÉFALOS DE ALMA...

Jesus, no Horto das Oliveiras, sentiu-se triste até a morte, ao perscrutar a alma humana até o fim dos tempos, com suas loucuras e pecados sem fim. Neste Brasil de tempos tão difíceis, a alma cristã também está triste até a morte pela decisão - loucura - do STF de legalizar a prática do aborto de fetos anencéfalos, quando a mãe assim o optar. 

No cipoal de argumentos espúrios, dominados na retórica racionalista dos fariseus de toga, o anencéfalo é um amontoado disforme de células que não se coaduna com o conceito de vida humana proposto e imposto por estes senhores feudais.  Na opinião da ampla maioria dos juízes do arbítrio, o anencéfalo não tem nenhum direito à vida, pois 'anencefalia e vida são termos antitéticos'. E essa premissa é forjada nos porões do sincretismo jurídico, que ordena que tal questão não deve ser tratada sob a luz da dignidade humana dos valores espirituais e religiosos, sendo esta uma competência exclusiva do poder estatal. 

Na barganha ferina e vergonhosa aos interesses de movimentos abortistas e da 'liberdade da consciência feminina', os reféns de toga condenaram inocentes a serem réus de morte. E, assim, cérebros privilegiados deliberaram formalmente que cérebros atrofiados (porque o tronco cerebral ainda está presente), mesmo controlando respirações e batimentos cardíacos, são miasmas orgânicos sem função e sem o tônus vital. E, portanto, são descartáveis como seres humanos. Num mundo cada vez menos cristão, vidas são cada vez mais ceifadas no útero e almas cada vez mais paridas para a morte eterna. 

DA VIDA ESPIRITUAL (1)

Antes de te conhecer, eu te tornei meu filho espiritual. Acompanho teus passos, às vezes decididos, muitas vezes vacilantes, como peregrino a caminho do Pai. Conheço todas as masmorras e labirintos do teu coração que ainda guarda falsos valores e tesouros inúteis das coisas do mundo, mas posso ver também as pontes e as escadarias que tua alma levanta a cada dia para te elevar e alcançar os patamares dos céus. Como filhos e filhas de Deus, estamos destinados à Vida Eterna no Pai. Da consciência clara que és homem com pés de barro e alma de apóstolo, posso te guiar além dos horizontes estreitos e dos apegos desordenados de uma vida pequena e te arrancar de vez da lama do mundo.

ORAÇÕES DA SEMANA: PRIMEIRO DIA

As semanas passam tão depressa, levando com ela as nossas vidas. Quem dera você possa ter sempre tempo de louvar ao Pai da Vida os dias que passam. E pedir, em meio às vertigens de nossas preocupações e afazeres cotidianos, que nossas ações, palavras e pensamentos estejam regidos pela Vontade dos céus. Neste dia tão especial para você, o dia do seu aniversário, meu presente são estas orações para todas as muitas semanas que ainda haverão de passar pela sua vida:

PRIMEIRO DIA  -  O CORAÇÃO


Hoje, meu Deus, eu queria Vos consagrar o meu coração. Não este coração apegado às coisas do mundo, cheio de afazeres, aflições e preocupações cotidianas, não este coração do mundo. Eu consagro a Vós, neste dia, o coração que me destes, um coração de terra fértil para receber e fazer germinar as sementes do Vosso Amor. Que, no dia de hoje, o meu firme propósito seja o de transformar o meu coração em uma manjedoura pura e simples, bela e santa, onde o Vosso Infinito Amor possa encontrar abrigo e repouso.